Aquisição de Imagens ASTER via ERSDAC

1
Os pedidos para aquisição das imagens ASTER para usuários não afiliados da NASA não estão mais sendo processados através do portal LP DAAC. Entretanto, o acesso aos metadados e a busca por imagens continuam sendo aceitas através do site GLOVIS (http://glovis.usgs.gov/). O objetivo desse tutorial é utilizar o GLOVIS para navegação em busca de cenas ASTER em condições de fornecimento e efetuar a compra das imagens através do site ERSDAC.
Conhecendo o site GLOVIS
Para buscar imagens ASTER no catálogo do GLOVIS, acesse o site http://glovis.usgs.gov/. Nos campos seguintes escolha o sensor ASTER e o nível de processamento L1A (instrumento VNIR). O portal requer a instalação da Máquina Virtual Java (JAVA RUNTIME ENVIRONMENT).
Não se assuste com a mensagem da NASA para redirecionamento. Clique em Continue.
Uma janela vai surgir em seguida com dados e posicionamento nos Estados Unidos. Para fazer upload de um arquivo shapefile, clique no menu Map Layers > Read Shapefile:

O site admite feições com projeção em coordenadas geográficas. O shapefile será carregado na sequência. Escolha uma cor para sua feição:

Diversas cenas ASTER vãos endo carregadas na tela. Para ajustar melhor as cenas que cobrem a região de interesse, clique no menu Resolution e escolha a configuração que melhor se ajusta com a consulta:

Há um ato falho na administração desse portal: os identificadores das cenas, conhecidos como GRANULE ID, são diferentes nos Estados Unidos e no Japão, ou seja, o GRANULE ID de uma cena ASTER visualizada no GLOVIS não é reconhecido pelo ERSDAC. Como a aquisição no GLOVIS está indisponível, desconsidere os identificadores de cenas dessa consulta. Para ficar mais claro: o único propósito de navegar no GLOVIS em busca de cenas do satélite ASTER é para analisar as condições de visibilidade das cenas. Os critérios utilizados pelos algoritmos que analisam a cobertura de nuvens são diferentes do que estamos familiarizados. Isso consiste num risco, pois uma única cena cujos metadados admitem uma cobertura de 10% de nuvens, pode conter, na verdade, mais de 50% de sua superfície comprometida.

Utilize os recursos do site GLOVIS apenas para julgar as condições de visibilidade das cenas e anotar o intervalo de observação do sensor onde as imagens com boas condições de visibilidade podem ser adquiridas. Ao terminar, siga para o portal ERSDAC.

No próximo tutorial, vamos efetuar uma busca no portal ERSDAC. Enquanto isso, você pode acessar o portal e efetuar o cadastro, clicando em USER REGISTRATION. Somente usuários registrados podem seguir para o processo de compra das cenas.

1 Comentário

  1. Olá
    Gostaria de saber por que não consigo selecionar o nível 1B para visualizar a cena que quero?
    Li alguma coisa de ter que ecolher no nível 1A e depois só pedir no nível 1B é isso?

    desde já agradeço

DEIXE UMA RESPOSTA