Global Mapper: Conversão de arquivos KML para SHP

0

Boa parte das pessoas que  realizam pesquisas ainda estão com problemas para converter arquivos do formato KMZ/KML para Shapefile ou SHP. Para os usuários do ArcGIS,  o programa lê esse formato de arquivo, dispensando a etapa de conversão. Outro método para converter arquivos de KML para SHP é utilizar um conversor online, além de utilizar o SIG gvSIG para realizar essa operação de conversão. A última opção conhecida para conversão de KML para shapefile é utilizar o excelente programa Global Mapper.

Com o Global Mapper aberto, clique no botão Open Your Own Data Files para carregar o arquivo:

O próximo passo é selecionar o formato desejado no campo específico:
Os arquivos vetoriais são carregados no projeto do Global Mapper:
Para exportar para shapefile, clique no menu File > Export Vector Data > Export Shapefile.
Você deve receber o aviso abaixo, mas não se preocupe: todos os arquivos KML provenientes do Google Earth estão na projeção GCS_WGS1984. Clique no botão OK para prosseguir com a exportação:
O campo AREAS representa polígonos, o campo LINES representa linhas e o campo POINTS representa  pontos. Indique AREAS e LINES se voce não tem certeza acerca do tipo de feição que deve ser exportada:
Sucesso! Carregue os dados no SIG de sua preferência. No exemplo, os dados são do tipo polígono:
O gvSIG 1.9 vem com a opção inovadora de exportar para SHP para KML. Vou  visitar alguns fóruns e blogs para descobrir se esse programa interpreta arquivos KML, pois assim fica fácil exportar qualquer vetor para o formato shapefile.
Exportar KML para SHP é mais uma dica do blog Processamento Digital. Que o mestre Google daqui por diante redirecione novos desafios a nível de usuário na área de Geoprocessamento, pois esse foi facilmente vencido!

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA