Mosaico de Imagens ASTER GDEM no ENVI

3

O tutorial de hoje ensina como realizar uma composição de imagens num mosaico do ASTER GDEM no ENVI. O GDEM facilita a vida pois é um produto gratuito que possui resolução espacial de 30 metros. Para os que estavam acostumados a trabalhar com os dados SRTM com resolução espacial de 90 metros remostrados para 10 metros durante o processo de ortorretificação, o GDEM é o paraíso.

Após realizar o download do DEM, carregue os recortes do ASTER GDEM no ENVI clicando no menu File > Open Image File. Selecione todos os arquivos e clique no botão Abrir.

Para criar um mosaico, clique no menu Map – Mosaicking – Georeferenced

Na janela seguinte, clique no menu Import – Import File and Edit Properties

Selecione todos os arquivos e clique no botão OK.

Ao importar os arquivos com a opção Edit Properties, o programa sugere ajustes para cada imagem que será carregada. Dentre as opções, os campos mais notáveis são Background See Through e Linear Stretch.

A primeira opção sugere abstração do plano de fundo, portanto, se o plano de fundo for escuro, o valor zero deve ser ignorado durante a composição do mosaico.

A opção Linear Stretch permite aplicar um realce nas imagens, o que não considero uma boa idéia. As imagens do DEM dispensam nenhum ajustes de equalização ou manipulação de histogramas.

Durante a composição mosaico de imagens, o ENVI vai solicitar essas modificações para cada imagem. Se existem seis cenas, seis vezes será necessário realizar esses ajustes. Clique no botão OK e passe para a próxima imagem.

Ao terminar de modificar as informações nos campos Background See Through e Linear Stretch, o mosaico torna-se disponível, como exibido abaixo:

Chegou a hora de salvar o arquivo no disco rígido. Clique no menu File – Apply para gravar as alterações.

Modifique a Reamostragem para Bilinear e selecione um nome de saída para o arquivo:

Um processo de mosaicagem irá ser executado a partir de agora:

O DEM será carregado no ENVI como formato de extensão nativa. Carregue o mosaico GDEM num novo display. Está pronto o mosaico GDEM! Não é lindo?

Salve para o formato Geotiff. Na própria janela do Display onde o mosaico foi carregado, clique no menu  File – Save Image As – Image File:

No campo Output File Type, selecione Tiff/Geotiff. No campo Enter Output Filename, selecione um novo nome para o arquivo (o ENVI não permite sobrescrever arquivos). Clique no botão OK e aguarde o término do processo.

Agora você pode reprojetar o mosaico de acordo com a projeção da região de interesse. Lembrando: você pode executar a Reprojeção no formato nativo do ENVI. Bom trabalho!

3 Comentários

  1. Oi Jorge,
    Esse procedimento realmente é muito eficiente, porém quando levei o TIF gerado para o ArcGis percebi que os valores de elevação estavam errados. Na área que estava estudando, onde havia elevações de até 2.000mts, o TIF gerado me dava um máximo de apenas 225 mts.
    Tentei usar o reclassify para gerar um GRID mas não adiantou. Você sabe como corrigir isto?
    sds
    Guilherme Siqueira

  2. Olá Guilherme,

    O processo apenas uniu todos os recortes em um único arquivo. É preciso reprojetar o arquivo, para que dados que estão em arcos de segundos sejam convertidos para metros.

DEIXE UMA RESPOSTA