Primeiro Passos no GRASS 6.4 – Parte 02

0

Modificando uma Simbologia no GRASS

O GRASS 6.4 possui uma estrutura similar ao SPRING. Para manipular a simbologia numa camada vetorial, há procedimentos a seguir que são muito conhecidos pela maioria dos usuários de GIS. Também é possível criar uma categoria temática a partir da importação dos arquivos shapefile para o programa.

Para visualizar corretamente os dados na Tabela de Atributos, talvez seja preciso modificar a codificação de caracteres nas opções do software. Vou utilizar como modelo uma feição para representar os municípios do estado do Rio de Janeiro. O ponto fraco da versão 6.4 do GRASS é que o Modo de Edição não está disponível para a versão Windows. Estamos aguardando atualizações dos desenvolvedores para corrigir o desastre da ausência de edição de feições na última versão do aplicativo.

Para manipular dados vetoriais no GRASS, é preciso:

– Criar um Location e um Mapset;
– Definir uma Region (esse passo não é obrigatório);
– Carregar os vetores no GRASS.

Para carregar o arquivo shapefile, clique no menu Arquivo > Importar Mapa Vetorial > Importar Dados Vetoriais usando OGR:

Selecione o diretório de origem do arquivo e insira um nome para a o vetor. Clique no botão Executar(Run). Repita esse procedimento para todas os vetores que serão importados (você pode marcar a opção Adicionar mapa criado à árvore de camadas – Add created map into layer tree – para carregar os vetores na janela Layer Manager).

No exemplo do tutorial eu adicionei duas camadas vetoriais: o estado do Rio de Janeiro e os municípios do Rio de Janeiro. Para alterar a simbologia, clique no botão indicado para acessar as principais funcionalidades da edição vetorial do GRASS. 

Acessando a opção Propriedades, é possível modificar a simbologia e os labels do arquivo shapefile (este passo é bastante intuitivo e dispensa explicações específicas sobre cada guia):

Acessando as configurações do programa, é possível modificar a codificação dos caracteres, a fonte, a cor da seleção e a cor do plano de fundo (clique na imagem para ampliar):

Abaixo segue meu mapa vetorial do Rio de Janeiro. A cor cinza representa a feição dos municípios e a borda escura o polígono com os limites do estado (clique para ampliar):

DEIXE UMA RESPOSTA