ERDAS: Aprenda a gerar um arquivo tfw

2

Como gerar um arquivo tfw no ERDAS

Arquivos WorldFilesão dados que auxiliam no posicionamento espacial de diversos arquivos raster. Eu tenho publicado aqui no blog dicas sobre manipulação e criação de arquivos WorldFile nos mais variados SIG’s pois conheço a utilidade desses arquivos complementares.

Ao terminar um processamento numa determinada imagem de satélite, há situações em que é preciso realizar pequenos ajustes em aplicativos gráficos como o Photoshop. O problema é que esses programas não são indicados para trabalhar com dados espaciais e esses mesmos programas reescrevem as informações do header da imagem, levando o arquivo final a perder sua referência espacial.

Considerando que estamos trabalhando com arquivos Geotiff, é possível contornar esse problema se o usuário guardar o arquivo tfw (no caso da imagem tiff) que acompanha o arquivo raster em outra pasta separada para ser restituído após a edição. Ora, e se a imagem original não veio acompanhada do arquivo tfw, como é possível armazená-lo?

Veja como exportar o arquivo tfw no ERDAS através do blog Processamento Digital.

Modificando as Opções do ERDAS

Com o ERDAS aberto, clique no menu Session > Preferences:
Na janela Preference Editor, selecione a opção Tiff Image Files. No campo World File Access, modifique a opção para Write e clique no botão Global Save. A partir de agora a leitura e gravação de arquivos tfw tornou-se disponível no ERDAS.

Gerando o arquivo tfw

Veja como é fácil salvar uma imagem com o acompanhamento do arquivo tfw no ERDAS.

Na Viewer com a imagem, clique no menu Raster > Mosaic Images:

Clique no botão Output. Em seguida, clique no botão simbolizado por um raio. Selecione o local de saída para o arquivo e aguarde o término do processo:
Enfim, uma cópia do arquivo raster será gerada com seu arquivo tfw em companhia dos demais:
A ferramenta Mosaic Tool não teve o seu potencial explorado aqui, apenas serviu como ponte para a criação do arquivo do tipo Worldfile. Agora você pode manipular brilho/contraste, níveis ou curvas no Photoshop, mantendo cuidado de guardar o arquivo tfw e restituí-lo ao terminar com a etapa de edição visual.

Ao carregar o raster novamente no ERDAS, será necessário calcular estatísticas e definir a projeção no arquivo. Existe um programa que permite trabalhar com arquivos Geotiff no Photoshop: Geographic Imager. Não conheço o programa, mas sei das limitações do Photoshop. Assim vou levando a vida e processando minhas imagens de satélite no ERDAS e ENVI até o fim dos séculos.

2 Comentários

  1. Jorge, boa noite. Como faço para gerar um arquivo tfw de imagens salvas do google Earth? Um amigo me enviou um arquivo jpg e abri no cad e não precisei mexer na escala e no tamanho. Pude perceber que um arquivo com o mesmo nome o acompanhava com a extensão jpw, para direcionar o arquivo jpg. Gostaria de aprender como fazer isto.

    • Pois é, Juliano. Nós temos diversas maneiras para solucionar este seu problema.

      Em primeiro lugar, Worldfile é um formato de arquivo desenvolvido pela ESRI que armazena externamente informações do posicionamento da imagem. Existem duas maneiras de armazenar a referência espacial de uma imagem: internamente e externamente.

      Bom, talvez eu tenha uma solução mais simples para você armazenar imagens do Google Earth com arquivo TFW: o plugin OpenLayers do SIG Quantum GIS. Esta é uma opção, existem outras. o Arquivo externo JGW tem a mesma finalidade do TFW, que é guardar a posição da imagem. Infelizmente se o seu amigo lhe passou o JPG sem o JGW, vai ficar um pouco complicado reposicionar essa imagem corretamente no lugar.

      Experimente o plugin OpenLayers e me conte o resultado. Você pode sim exportar imagens com arquivo worldfile através do menu arquivo. Abraços, Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA