Photoshop: Remoção de Pixels Valor Zero de uma Imagem

1

Remoção de Pixel Zero no Photoshop

Cada banda de uma imagem de satélite é formada por pixels em tons de cinza. Nas imagens em 8 bits (256 cores), os tons de cinza estão enquadrados numa escala de 0 a 255. Como uma imagem é uma matriz, ela é preenchida com pixels valor #0 na área sem dados. Pixels de valor zero na área útil da imagem podem causar problemas durante a aplicação do recurso exibir/ocultar background das imagens em qualquer aplicativo GIS.

Podemos modificar esses pixels valor zero no Photoshop antes de compor o mosaico de imagens.Abaixo segue um tutorial que explica o processo passo a passo.


Crie uma seleção sobre uma imagem

Essa é uma tarefa clássica do programa. Para selecionar uma imagem no Photoshop, leia este tutorial que ensina como criar um canal alfa através de seleções.

Seleção dos pixels valor zero

Na guia Informações, são mostrados os valores do pixel onde o cursor está posicionado.Na guia Canais são exibidos os canais comas bandas RGB da imagem:

Carregue a seleção da imagem e clique no canal vermelho para selecioná-lo:

Clique no menu Selecionar > Intervalo de Cores:

Mova o controle deslizante para a posição 0 e clique no background #0 com o conta-gotas para capturar essa cor. Em seguida, clique no botão OK:

A seleção será distribuída para vários pontos na imagem:

Com a Ferramenta Zoom (Z), clique e arraste essa ferramenta sobre um grupo de pixels com marcas de seleção. Ao posicionar a ferramenta sobre eles, note os valores da guia Informações: cada vez que o cursor é deslocado para fora da área da seleção, um determinado valor de cinza é exibido:

Para substituir o menor nível de cinza (zero) por outro valor, pressione a tecla D para reiniciar as cores de primeiro plano e cores do plano de fundo:

Clique no quadrado que corresponde à cor de plano de fundo e selecione o valor 1 para os canais RGB:

Clique no menu Imagem > Ajustes > Substituir Cor (clique para ampliar):

Clique uma vez na cor do plano de fundo, valor #1, como mostra a imagem abaixo. Finalize essa janela clicando no botão OK (clique para ampliar):

Pressione a tecla DELETE: o Photoshop irá substituir TODOS os pixels de valor #0 selecionados na imagem. A partir de agora, esses pixels assumem o valor #1. Com qualquer ferramenta de seleção, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Cancelar Seleção para limpar a seleção da imagem.

Para verificar se o programa de fato substituiu todos os pixels da área selecionada, carregue a seleção Sem Título-1 (Selecionar > Carregar Seleção): Ao selecionar a imagem, clique novamente na opção Intervalo de Cores. Clique na área do background #0 para copiar essa cor, depois clique no botão OK. A seguinte mensagem será exibida na sequência:

A mensagem acima indica que não existem pixels valor #0 na área da seleção. Repita o procedimento para as bandas Verde e Azul. Ao terminar de limpar os zeros em todas as bandas, clique no canal RGB e em seguida clique no menu Arquivo > Salvar Como. Salve essa imagem modificada em outra pasta, mantendo a original intacta. Recomendável manter o mesmo nome do arquivo e o formato TIFF sem compactação. Finalmente chegamos ao fim da tarefa de remoção de pixels valor #0 através do Photoshop.

Para recuperar a referência espacial, copie e cole o arquivo TFW na pasta onde encontra-se a imagem editada. No Próximo tópico vamos mostrar como gerar estatísticas no ERDAS e recuperar as informações espaciais da imagem. Até mais pessoal!

DEIXE UMA RESPOSTA