Integração Quantum GIS + GRASS – Parte II

0

Importando um arquivo raster para o Quantum GIS através do Plugin GRASS

1 – Crie um novo Location e um novo Mapset (tutorial nr 01);

2 – Clique no botão Abrir Ferramentas GRASS:

É preciso importar a imagem para o GRASS. Se a imagem for constituída por bandas separadas, é necessário importar cada banda para o GRASS. Sendo uma composição RGB, o GRASS importa o arquivo, mas trata cada banda separadamente. Clique na guia Árvore e acesse o menu File – Import – Import Raster – Import GDAL Supported Raster (r.in.gdal):

Selecione o local onde encontra-se a imagem e insira um nome para o arquivo. Clique no botão Rodar:

3 – Carregue a imagem importada clicando no botão Adiciona uma camada raster do GRASS:

Selecione o Location e o Mapset. Quando o GRASS importa uma camada raster RGB, ele faz separação de bandas. Carregue cada banda individualmente para o Quantum GIS:

As bandas red, green e blue foram carregadas com sucesso. Resultado:

Composição Colorida RGB no Quantum GIS através do Plugin GRASS

1 – Clique no botão Abrir Ferramentas GRASS:

2 – Na guia Árvore, clique no menu Raster – Manage Map Colors – R.Composite

3 – Selecione as respectivas bandas para a composição RGB e um nome de saída para o arquivo. Os campos centrais deixei como padrão.

O Quantum GIS agora possui uma imagem em composição RGB em seu projeto:

Exportando um arquivo raster RGB para formato Geotiff 1 – Clique no botão Abrir Ferramentas GRASS; 2 – Para exportar a imagem RGB, na guia Árvore, clique no menu File – Export; 3 – Para exportar a imagem RGB do GRASS para Geotiff há três opções:

  • r.out.gdal: Export Raster to varios formats (GDAL Library);
  • r.out.gdal.gtiff: Export Raster do GeoTiff;
  • r.out.tiff: Export raster to 8/24Bit Tiff.

Vou utilizar a 3ª opção para aproveitar o recurso da ferramenta que permite gerar um arquivo World File. Atenção: essa opção utiliza a mesma resolução da região de GRASS. Certifique-se de checar se a resolução da região corresponte ao tamanho do pixel da imagem de satélite (Landsat = 30m; IKONOS = 1m; SPOT = 2,5m; WorldView =0,5m, etc). Na guia de exportação, selecione a imagem RGB, o local de saída e a opção para gerar um arquivo tfw:

Para ver o resultado, basta adicionar a imagem exportada ao Quantum GIS, pois não é necessário carregá-la novamente no GRASS. (Menu Camada – Adicionar Camada Raster). Como o plugin RGB desenvolvido para o Quantum GIS apresenta algumas falhas, o método ideal para realizar uma composição RGB é utilizar os recursos do GRASS. Essa conexão com o GRASS realizar por meio de plugins é muito importante para conhecer as funções de um dos primeiros SIG’s do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA