SAGA GIS: Conversão de Tabelas para arquivo Shapefile

1

Converter uma tabela de coordenadas para shape de pontos é uma das tarefas mais comuns executadas por diversos aplicativos GIS.

Diferente do Excel 2007, a nova versão do BrOffice manteve a opção para exportar uma tabela como DBF.

O processo de conversão de coordenadas para arquivo shape tem sido amplamente divulgado na blogosfera. As opções são inesgotáveis.

Que tal descobrir como realizar essa tarefa através do SAGA GIS?

1 – Carregue a tabela clicando no menu File – Table – Load Table

2 – O SAGA GIS suporta tabelas em DBF ou TXT. Na janela Workspace, clique na guia Data para visualizar o arquivo. Clique duas vezes sobre ele:

3 –Para converter a tabela de coordenadas em pontos, clique no menu

Modules – Shapes – Points – Convert a Table To Points

4 – Informe o arquivo da tabela e os campos que contém as coordenadas X e Y:

5 – Na janela Workspace, o novo shape de ponto será adicionado à guia Data:

Os passos 6 e 7 devem ser empregados caso seja necessário realizar transformações entre projeções. Para exportar o polígono definitivamente para shapefile, siga para o passo 8.

6 – Antes de exportar o arquivo, vamos ajustar e gravar o Sistema de Coordenadas no novo arquivo shapefile. Clique no menu

Modules – Projection – Shapes – Proj4 Arguments, List of Shapes Layers

7 – É preciso especificar os parâmetros de transformação  Proj4 com base no sistema de coordenadas do arquivo shape. No exemplo, as coordenadas DBF importadas correspondem a projeção/Datum UTM SAD 1969 Fuso 23 Sul. Para obter esses parâmetros, utilize o site Spatial Reference. Informe os parâmetros de entrada e saída como mostra a imagem abaixo:

O SAGA GIS não cria um arquivo PRJ ao exportar um arquivo para shapefile. Você pode obter esse arquivo no site Spatial Reference.

8 – Para salvar o arquivo final, clique com o botão direito sobre ele:

Basta abrir o arquivo final em qualquer SIG. O SAGA GIS possui muitos módulos interessantes que devem ser explorados à exaustão. Não é à toa que o manual do SAGA possui 400 páginas.


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA