gvSIG 1.10: Exportar Feições Selecionadas usando o Sextante

1
Como exportar um shape selecionado no gvSIG? Eu recebi essa pergunta interessante há algum tempo atrás e resolvi publicar a dica de hoje como resposta. Já faz algum tempo que não publico tutoriais para esse excelente programa.
Através de uma tabela de atributos de um arquivo shapefile que contém aproximadamente 6.000 polígonos representando os municípios do Brasil (clique para ampliar), queremos exportar apenas um único polígono selecionado e manter o nome que consta na tabela no arquivo de saída.

Podemos facilmente exportar as camadas selecionadas no gvSIG com base nos atributos da tabela.

Essa operação será realizada através do Sextante:

Clique na categoria Tools for Vector Layers e selecione o algoritmo Separate Entities:

A dica é simples: na tabela de atributos, o campo NOME corresponde aos nomes dos municípios. Vamos separar os polígonos selecionados com base no atributo NOME. Se você inserir um caractere como prefixo, esse caractere vai preceder o nome de saída do arquivo.
Ao invés de atribuir prefixos para os nomes, insira apenas a extensão do arquivo [.shp] e clique no botão OK. O Sextante irá transportar o os dados das células do campo NOME para o novo arquivo shapefile:
Até hoje não li o manual do gvSIG. Gosto da construção do conhecimento de forma gradual. Assim, vou dividindo o bolo em pequenas partes. A execução de tarefas simples como esta são responsáveis pela persistência em dominar a ferramenta. Testar softwares é um etapa do desenvolvimento que respeito muito. Posso assegurar que, quando terminar de criar o índice de tutoriais, vai faltar espaço para listar o material divulgado na Internet sobre o gvSIG.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA