gvSIG 1.10: Operações entre geometrias – Parte 03

0
Terceira parte do tutorial sobre transformações entre geometrias no gvSIG 1.10. Em geral essas dicas são muito simples, porém é necessário documentá-las para obter uma boa avaliação do software na análise geral.

Nos posts anteriores, conhecemos dois módulos que podem ser utilizados para executar processos de conversão em arquivos shapefile: Geoprocessing Tools e Derivative Geometries.

Além destes processos, temos o módulo Sextante. As funções que testei são estas:

  • Conversão de linha para polígono
  • Conversão de polígono para ponto
  • Conversão de polígono para linha
  • Conversão de polígono para centróide
Você pode experimentar outros algoritmos e tirar suas próprias conclusões. Caso algum módulo do Sextante não apresente um resultado satisfatório, utilize os métodos de transformação padrão do programa.

Para iniciar o processo, clique na ferramenta Sextante:

Os algoritmos que realizam essas transformações são organizados por categorias. A categoria Tools For é responsável pelo agrupamento de funções de acordo com cada classe de feição.
Em todas as situações, você tem duas opções: gerar um arquivo temporário na Vista ou armazenar definitivamente o dado no disco rígido. De qualquer forma, o resultado do processo será adicionado automaticamente à Vista atual:
Para realizar a transformação de polígono para ponto, selecione o algoritmo Geometries to Points, na categoria Tools for Vector Layers.

Até a próxima!!

DEIXE UMA RESPOSTA