ENVI Clássico: Fusão de Imagens

7
 

ENVI_Fusao

O comandante-em-chefe do blog Geoprocessamento para Linux, Esdras Andrade, noticiou recentemente a descoberta do BEAM, um interessante aplicativo livre para Processamento Digital de Imagens. Já fiz o download do software. De acordo com Esdras, algumas rotinas do BEAM lembram o ENVI em execução. Hoje Vamos realizar uma fusão de imagens no ENVI e seria interessante conhecer os algoritmos que o BEAM utiliza para concluir esse processo.

Afinal, qual o propósito de executar uma Fusão em imagens?

Numa abordagem simples, Fusão é o processo usado para fundir e colorir imagens orbitais. Por exemplo, os satélites LANDSAT-5 e o RAPIDEYE são satélites multiespectrais, ou seja, embora suas imagens inicialmente sejam disponibilizadas em tons de cinza, a composição dessas faixas resulta numa imagem colorida RGB. Outros satélites, como IKONOS-2 e WORLDVIEW-2 possuem uma banda pancromática de alta resolução além das faixa colorida que pode ser unida com faixas de outros sensores. Nós chamamos esse processo de fusão da banda PAN com a MULT, porém cientificamente esse processo é conhecido como PAN SHARPENING.

Fusão de Imagens no ENVI

Para realizar a fusão entre a faixa pancromática e a multiespectral no ENVI, siga os passos abaixo.

1 – Carregue as imagens PAN e MULTno programa. Vou posicionar o cursor numa determinada posição para que você perceba a diferença entre as resoluções das imagens e o resultado do processo de Pan Sharpening:

PAN, MULT e PAN SHARPENING

2 – Clique no menu Transform – Image Sharpening – PC Spectral Sharpening:

Menu que acessa o módulo de Fusão no ENVI

3 – Selecione a imagem de baixa resolução (imagem multispectral):

Selecione a imagem Multispectral

4 – Selecione a banda da imagem pancromática de alta resolução:

Selecione a banda da imagem pancromática

5 – Para o método de Reamostragem de Pixels (Resampling), selecione Convolução Cúbica (Cubic Convolution). Por favor, evite selecionar a opção NEAREST NEIGHBOR durante os processos de fusão de imagens:

A reamostragem é Cubic Convolution!

6 – Clique no botão OK e aguarde o término do processo:

Processo no ENVI

7 – Carregue a imagem em um Novo Display. A imagem pancromática com alta resolução agora possui as cores da imagem multspectral:

Fusão ENVI

8 – A imagem parece um tanto opaca. Num lance de sorte, tente aplicar um Enhance – Linear na janela do Display para melhorar a equalização:

RESULTADO FINAL COM EQUALIZAÇÃO

Sucesso! Vamos aguardar as postagens sobre o software livre BEAM através do blogueiro Esdras.

7 Comentários

  1. Pô Jorge… Pegou pesado hein… rsrsrsrs
    Topo o desafio, mas não vou ter data para cumpri-lo.
    Estou terminando uma consultoria até sábado e já no domingo viajo a Brasília para um treinamento de uma semana em i3geo.

  2. Coincidentemente, li o seu tutorial sobre fusão de imagens no gvSIG.

    Entendo a sua situação… Também estou atarefado até o pescoço. Tenho certeza que terei boa notícias sobre o BEAM através do Geo para Linux, por isso mesmo não tenho pressa.

    Um grande abraço, Esdras! Força & Honra, gladiador!

  3. Prezado Jorge;

    Achei ótimo o seu blog. Super atualizado, com notícias interessantes e principalmente focado na área de geoprocessamento.

    Em breve a Geoambiente lançará seu blog, e gostaríamos de receber sua visita, seus comentário e participação.

    Assim que o blog estiver no ar, nós avisaremos!

    Um forte abraço!

  4. Olá, Jorge!

    Não está disponível o link para baixar o BEAM, segundos os meus browser's….rsrsrs e estou a fim de tentar o desafio, além de conhecer essa ferramenta pois só de saber que existe uma ferramente gratuita que possui mesma inteligência que o ENVI fico muito feliz em saber, uma vez que este último é tão caro!

    Poderia, por gentileza, passar novas informações a respeito?

    Abraço!

    Parabéns pelo blog, é muito útil e inteligente!

    Gaia

  5. Olá, gostei muito do tutorial e estou tentando fazer o mesmo com rapideye (5m) e spot pan (2.5m). minha dúvida é: tenho que fazer o registro da spot pela rapideye, tendo em vista que a rapideye já está orto e a spot apenas orientada??? Quando faço esse registro a spot passa a ter 5m de pixel.

DEIXE UMA RESPOSTA