ArcGIS: União de Tabelas (Join)

9

ArcMap: União de Tabelas

O recurso do ArcMap conhecido como Join permite unificar registros entre duas ou mais camadas vetoriais. Para ilustrar este tutorial, utilizei tabelas de duas camadas diferentes:

  • Uma camada contendo geometria do tipo Polígono (Carlinda.shp);
  • Uma camada contendo geometria do tipo Pontos (CarlindaCentroide.shp).

Nosso objetivo é importar os registros da camada CarlindaCentroide.shp para a camada Carlinda.shp. O método mais usual para aplicar a união espacial entre duas tabelas é através de ligação de registros idênticos entre elas. Ao analisarmos as tabelas de atributos de ambas as camadas…

… O campo [FID] é o campo que pode ser encontrado nas duas situações.  Podemos importar facilmente os atributos de uma tabela para outra através do campo [FID].

Aplicando um Join entre Tabelas

Para aplicar um Join, é preciso indicar a camada alvo clicando com o botão direito do mouse sobre ela para selecionar a opção Join and Relates – Join. A camada alvo é o arquivo shapefile de destino, ou seja, a feição cuja tabela receberá os atributos importados de outra tabela.

Na janela Join Data, as opções são extremamente intuitivas:

  • A primeira opção representa o campo de referência da camada de origem;
  • A segunda opção representa a camada cujos dados serão importados;
  • A terceira opção representa o campo de referência da camada que receberá os registros.

Ao clicar no botão OK, os dados serão temporariamente transferidos para a camada alvo:

Para salvar o arquivo definitivamente, faça uma cópia do shapefile clicando no menu Data – Export Data:

Com o domínio desses recursos, qualquer operador pode migrar uma base inteira de dados de outras fontes para sua tabela de atributos no ArcMap. Uma dica indispensável para usuários iniciantes e experientes.

9 Comentários

  1. Bom dia, eu tenho vários shapes em um projeto e todos eles tem um field “x” em comum, tem alguma forma de fazer o join em todos de uma vez só, sem ter q fazer o join shape por shape???

  2. Estou com a mesma dúvida da Roberta. Adicionei uma tabela com uma coluna correspondente no meu layer, no entanto os valores estão aparecendo null, verifiquei e nenhum deles contem espaçamento ou começa com número. O que pode estar acontecendo?

  3. Bom dia, está ocorrendo comigo o mesmo problema que algumas pessoas citaram, estou fazendo join da tabela Excel e os valores estão aparecendo como , gostaria de saber o motivo. obrigada!

  4. Jorge, estou com um problema. Tenho um shape contendo a delimitação dos lotes e um outro shape contendo a delimitação das áreas construídas dentro de cada lote. Suponha que para o mesmo lote existam dois polígonos de área construída. Como eu faria uma consulta rápida sobre a área construída existente dentro de cada lote? Para este caso seria necessário juntar as tabelas de atributos de cada shape? Em caso positivo, como é possível fazer essa união uma vez que eu teria dois polígonos de área construída, ou seja, duas linhas de uma tabela correspondente a uma única linha da outra tabela (Lote)? Grata desde já.

DEIXE UMA RESPOSTA