ArcGIS: Construtor de Consultas: Seleção por Localização

4

arcgis10b

Construindo Consultas no ArcMap: Seleção por Localização

Select By Location é o recurso utilizado no ArcMap durante as consultas que permite criar um seleção com base em critérios estabelecidos. Para ilustrar o uso essa ferramenta, vamos tomar como exemplo alguns municípios do estado de Minas Gerais e definir uma área de interesse fictícia para realizar uma consulta.

Supondo que o interesse de uma pessoa seja selecionar cenas do satélite SPOT-5 cujo grid com passagens em diferentes datas cobre inteiramente o estado de Minas, vamos selecionar apenas as cenas que fazem cobertura com a nossa área de interesse.

É possível realizar essa seleção manualmente, porém existe o recurso de seleção por locação que realiza essa tarefa automaticamente, otimizando tempo.

Acesse o menu Selection – Select by Location:

Na janela Select by Location, os comando são claramente intuitivos:

select features from (selecionar feições de): CAMADA COM AS CENAS SPOT
that (que)
intersect (fazem intersecção com)
the features in this layer (as feições nesta camada): CAMADA QUE REPRESENTA A AOI

Ao clicar no botão Apply, todos os polígonos do grid  serão selecionados (somente os que fazem intersecção com a área de interesse). Você também pode ampliar o raio da seleção ao inserir valores para o buffer.

Salve o resultado da seleção como arquivo shapefile clicando no menu Data – Export Data:

A partir de agora vamos considerar apenas as cenas que cobrem a região de interesse:

Ao finalizar a busca por imagens do satélite SPOT-5, o usuário chega a conclusão que pelo menos oito cenas do satélite são necessárias para realizar a aquisição das imagens. Miniaturas das imagens (quickviews) ajudam a ilustrar as condições de visibilidade das cenas:

Os grids dos satélites SPOT-5 e de outros satélites possuem metadados que trazem diversas informações sobre as imagens coletadas. Os critérios mais importantes podem ser descritos nesta ordem: Data de aquisição (Acquisition Date), Cobertura de Nuvens (Cloud Cover), Angulação (Elevation Angle), Identificador de Cena (SCENE ID) e KJ (Órbita/Ponto). Dentre as oito cenas selecionadas, é possível que algumas delas sejam reprovadas caso as informações estejam em desacordo com os critérios estabelecidos pela pesquisa.

Das oito cenas que cobrem a AOI, duas ou mais cenas podem ser reprovadas caso possuam uma cobertura de nuvens acima de 20% (valor mínimo para aquisição de imagens de satélite). Para selecionar polígonos através de dados da tabela de atributtos, você deve utilizar a função Seleção por Atributos (Select by Atributes). Vou falar sobre essa função nos próximos tópicos. Para adiantar, leia a postagem que descreve esse método no Quantum GIS.

Envie suas sugestões e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

4 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA