BrOffice Calc: Exportar Planilha para DBF

0

Estou recomendando a instalação do LibreOffice para os usuários com dificuldades para gerar um DBF a partir de uma planilha com coordenadas. No LibreOffice Calc, para gerar um arquivo DBF com coordenadas, basta excluir as planilhas vazias e salvar o arquivo no formato dBASE. Os aplicativos GIS reconhecem o formato DBF automaticamente. Para exportar planilhas com coordenadas em Graus, Minutos e Segundos (GMS), é preciso converter os valores de GMS para Graus Decimais antes de salvar o arquivo DBF.

Por exemplo, vamos usar duas planilhas no Calc. Abaixo temos uma planilha modelo que iremos utilizar como base de dados:

 

Na planilha acima, os campos ID, NOME e ESTADO são campos que contém dados comuns. Os campos W e S são os campos mais importantes pois possuem as coordenadas da Latitude Sul (S) e  Longitude Oeste (W). Pelas informações da planilha, sabemos que as coordenadas em Graus, Minutos e Segundos indicam que os pontos estão espacialmente posicionados em oito locais do Estado do Rio de Janeiro. 

A segunda planilha é o conversor de coordenadas. A conversão é simples: digite os valores das coordenadas nos campos G, M e S. Você pode tomar emprestado alguns campos em branco da planilha de conversão para agilizar a digitação. Um detalhe: o separador no LibreOfficeCalc Português-BR é a vírgula. Em outras palavras, ao invés de digitar 20.15, digite 20,15 para inserir corretamente os valores correspondentes aos segundos:

[Tela Cheia | 1045 × 582 pixels | http://goo.gl/mF6P1 ]

Durante a edição, você pode modificar a direção do cursor nas Opções do Calc. Por padrão, ao pressionar ENTER, o cursor move-se para baixo. Na verdade,  se o cursor fosse direcionado para direita ao confirmar uma edição, seria ideal. Veja como alterar isso nas opções do programa:

 

[Tela Cheia | 820 × 460 pixels | http://goo.gl/duCFY ]

Ao terminar a inserção dos valores, copie as células das colunas que correspondem as coordenadas em Graus Decimais:

 

Abra uma nova planilha e clique com o botão direito do mouse sobre uma célula vazia. Selecione a opção Colar Especial: 

 

Na janela Colar Especial, desmarque a opção Colar Tudo e selecione apenas a opção Números (somente números serão colados, isso evita a cópia desnecessária das fórmulas presentes na planilha anterior):

Os números serão colados com sucesso. Formate as colunas para Número com seis casas decimais. Finalmente, eis as coordenadas convertidas para Graus Decimais:

Salve esse documento como formato anterior do Excel (XLS). A partir de agora, podemos considerar que esta planilha está espacialmente referenciada. Estamos a um passo da tarefa de exportação dos pontos para o formato DBF.

Exportar Planilha para DBF


Clique no link abaixo para baixar o tutorial:

LibreOffice Calc: Exportar Planilha de Coordenadas para DBF (2,2 MB)


Para realizar transformações entre coordenadas, faça download dos conversores no formato de planilha eletrônica:

TRANSFORMAÇÃO DE GRAU/MIN/SEG PARA GRAU DECIMAL:
Planilha de Conversão de GMS para Graus Decimais

TRANSFORMAÇÃO DE UTM PARA GRAU DECIMAL E VICE-VERSA:
http://www.uwgb.edu/dutchs/UsefulData/UTMConversions1.xls

Essa é das tarefas clássicas do Geoprocessamento. Recomende este tutorial para seus amigos.


Envie suas dicas e sugestões para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA