gvSIG 1.10: Preenchimento Automático de Campo

1
Veja como é fácil criar um campo índice no gvSIG 1.10. Para visualizar as imagens do tutorial em maior escala, clique sobre elas. Mãos à obra!

1 – Crie um Projeto e adicione os vetores que fazem parte da sua região de estudo:

2 – Abra a Tabela de Atributos do arquivo shapefile que irá receber a coluna ID:
3 – Clique no título da Viewer (Vista) para selecioná-la e entre no Modo de Edição do gvSIG:
4 – Acesse o menu Window e localize a Tabela de Atributos aberta para torná-la ativa. Em seguida, clique no menu Tabela – Gerenciar Campos (Manage Fields). Clique no botão New Field e utilize os recursos do gvSIG para criar um campo ID do tipo Inteiro e com comprimento no valor 5. Pressione no botão Aceitar para finalizar essa etapa.
5 – De acordo com a imagem abaixo, o campo ID foi criado, mas ainda estamos com o Modo de Edição do programa habilitado:
6 – Finalize a edição vetorial acessando o menu Camada – Finalizar Edição. Clique em Yes para confirmar as modificações:
7 – A partir de agora, basta executar o Sextante para ter acesso ao algoritmo Autoincrement Value, localizado na categoria Tools for Vector Layers:
8 – Selecione o arquivo shapefile e o campo que será identificado como índice…
…E uma nova camada vetorial será criada com números sequenciais no atributo ID:
9 – Para subir ao podium com medalha de ouro, salve esse arquivo temporário no formato shapefile através do menu Camada – Exportar para – SHP:
Gostou do tutorial? Deixe um comentário!

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA