Inpe divulga imagens de satélite da tragédia no RJ

1
Inpe divulga imagens de satélite da tragédia no RJ

Fonte: Portal Terra

Dayanne Sousa

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (2) imagens inéditas obtidas por satélite na região abalada pelas chuvas do último mês no Rio de Janeiro. Detalhes do deslizamento de terra na região serrana serão estudados a partir das cenas registradas.

Um conjunto de aproximadamente 50 imagens foi entregue à Defesa Civil do Estado. Nelas, é possível identificar as marcas dos deslizamentos, que se assemelham a cicatrizes em meio à área verde. Pode-se perceber também a ocupação de encostas nos arredores dos locais mais afetados.

Estas imagens, do satélite GeoEye, foram obtidas por meio do International Charter Space and Major Disasters, um consórcio de instituições e agências espaciais do mundo todo, do qual faz parte o Inpe, para auxílio a países afetados por desastres naturais.


O portal também disponibilizou um controle deslizante para efeitos de comparação do relevo antes e depois da tragédia na região Serrana. Clique na imagem abaixo para visitar o site:

1 Comentário

  1. É uma pena que a indústria da mídia só tenha mostrado os dados do GeoEye, pois foram muitos outros sensores usados e repassados a DC do RIO.
    Tanto ópticos quanto RADAR foram analisados e deram bons resultados, mas como venho dizendo, não adianta os relatórios técnicos serem bem desenvolvidos e ilustrados se os representantes políticos não os lerem.

DEIXE UMA RESPOSTA