Quantum GIS 1.6: Texto Delimitado – Correção de Problemas com Projeções Métricas

4

QGIS: Texto Delimitado – Correção de Problemas com Projeções Métricas

Texto Delimitado é um complemento que faz parte do Quantum GIS cuja função é importar coordenadas XY a partir de um arquivo de texto no formato CSV. O processo é simples porém vou explicar detalhadamente com o propósito de erradicar eventuais dúvidas.

1 – Carregue em planilha os dados que serão importados para o SIG. Campos com coordenadas X (longitude) e Y (latitude) são obrigatórios e coordenadas em graus, minutos e segundos precisam ser convertidas para graus decimais:

2 – Salve o documento na extensão .CSV (O aplicativo OpenOffice Calc requer alguns cuidados durante o recurso de exportação para que o Quantum GIS reconheça o formato (veja a imagem abaixo):

3 – No Quantum GIS, utilize o complemento Adicionar Camada a partir de um Texto Delimitado:

4 – Insira um delimitador de amarra. Sem grandes dificuldades, o programa irá reconhecer todos os atributos separados por ponto-e-vírgula. Os campos XY obedecem a ordem da Longitude e da Latitude:

5 – Os dados serão adicionados no ambiente de edição do programa. Os atributos da tabela indicam que a operação foi bem sucedida até aqui:

6 – O próximo passo é gravar permamentemente os pontos no formato shapefile:

7 – agora é preciso indicar um diretório e um Sistema de Referência de Coordenadas (SRC) que será a projeção de saída dos arquivos. No exemplo, estou trabalhando com coordenadas cuja posição fazem parte do modelo geodésico WGS 1984 UTM Zone 23S, código EPSG 32723:

8 – Ao confirmar as alterações, clique no botão OK:

Ao tentar exportar os dados em projeções métricas, pode surgir a seguinte mensagem de erro:

Isso significa que, neste caso, o Quantum GIS não pode prosseguir com a exportação dos dados com diferentes projeções. Explico: por padrão, qualquer dado inserido no Quantum GIS sem referência espacial irá assumir automaticamente o SRC definido por padrão no projeto. Em nosso caso, o SRC padrão é GCS WGS 1984 e o SRC no qual queremos exportar o arquivo é WGS 1984 UTM Zone 23S. Para solucionar esse problema de incompatibidade, acesse as Opções do SIG:

Localize a categoria SRC. Modifique a opção para “Apto para SRC“. Com essa opção habilitada, o programa irá ativar a janela Seletor de SRC sempre que um dado com diferente projeção for adicionado ao programa, impedindo que o usuário esqueça de definir a projeção durante a edição de arquivos temporários. Clique no botão OK e reinicie o Quantum GIS.

De volta ao processo de importação do arquivo CSV com o recurso Texto Delimitado, a janela Seletor de SRC deve surgir solicitando que uma projeção seja definida para os dados importados. Em nosso caso, podemos selecionar com tranquilidade o Datum WGS 1984 UTM Zone 23S que corresponde à projeção da região dos pontos:

Daqui por diante, basta seguir os passos acima e salvar a geometria no formato shapefile. Uma janela de confirmação irá surgir indicando que todos os arquivos foram exportados para shapefile com êxito:

Para visualizar os dados importados, não esqueça de clicar no campo para camadas vetoriais:

 

4 Comentários

  1. Olá Jorge,
    meu nome é Diego gostaria de Parabenizá-los pelo blog!!! Tenho acessado muito seus tutoriais, isso tem me esclarecido diversas dúvidas.
    Obrigado!
    mas já que estamos aqui gostaria de saber se vc já conseguiu resolver o problema de referencia no intercâmbio de dados do spring para outros sigs. Se vc souber por favor compartilhe esta informação…
    almeida_bio@yahoo.com.br

  2. Olá Jorge, Bom dia

    gostaria de sua opiniao sobre o programa Quantum Gis. tenho trabalhado com o Gvsig, mas percebi q tem uns erros…

    obrigada

  3. Olá: Eu necessitaria tirar uma dúvida no QGis que para mim está sendo crucial. A minha tabela de atributos de uma determinada coluna, tem 28 linhas. Quando eu clico em categorizar e classificar, aparce na tela do QGis somente 17. Como eu faço para apercer todas as 27 linhas? No compositor de impressão também só aparece 17. Agradeceria muito um dica de resolução. Armínio

DEIXE UMA RESPOSTA