Primeiros Passos no ArcGIS 10.0 – Parte 02

2
Após um longo período sem postar tópicos sobre o ArcGIS, o blog vai dedicar alguns capítulos para conferir as novidades da versão 10.0 do programa.

Mapeando Unidades de Disco

Após a instalação do programa, adicionar dados no ambiente de trabalho do ArcMap é a primeira providência a ser tomada antes de iniciar a edição de dados vetoriais e matriciais. Em relação a essa questão, a versão 10 do SIG recomenda que o usuário indique as unidades de disco rígido que devem ser mapeadas para ter acesso aos dados.

Na janela principal do ArcMap, pressione o botão Add Data:

Na janela Add Data, pressione o botão Connect To Folder:

Na janela Connect to Folder, selecione a unidade de disco:

Clique no botão OK. Com a pasta mapeada, o usuário passa a ter acesso aos seus arquivos de trabalho:

Sistema de Indexação e Pesquisa de Arquivos

Essa é uma das grandes novidades do SIG da ESRI. No ArcGIS 10, a Indexação é o método mais rápido para realizar buscas de um projeto MXD, uma ferramenta do ArcToolBox, um arquivo shapefile, etc. Os recursos de indexação estão integrados com a ferramenta Search for Tools. Existem duas formas de acessar essa ferramenta:
1 – Através do menu Geoprocessing – Search for Tools:
2 – Através do botão Search Window, localizado nas ferramentas do ArcMap:
Antes de executar o mecanismo de busca, é preciso mapear um local do disco onde os dados geográficos estão armazenados. Clique na ferramenta Index/Search Options  (Na janela Search, clique no link indicado na imagem abaixo ou clique no botão da barra de ferramentas da janela):
Para mapear um local do computador onde os dados geográficos estão armazenados, pressione o botão Add e aponte para o diretório que contém os arquivos. Em seguida clique no botão Index New Itens e aguarde a varredura dos diretórios:
Com a garantia de indexação de novos itens a cada 60 minutos, a pesquisa de dados sempre vai estar atualizada. De volta à janela Search, use os recursos de navegação abaixo para otimizar sua pesquisa. Por exemplo, para localizar um projeto MXD, clique na categoria Maps. Os principais recursos de pesquisa são:
  • Categorias ALL, MAPS, DATA e TOOLS: Possuem subcategorias.
  • Botão Home: Após realizar uma pesquisa, clique nesse botão para retornar à categoria inicial.

 Neste tutorial foram realizadas duas pesquisas: localização de projetos MXD e localização de feições através da categoria Data – Feature Data. Veja os resultados:

Após realizar pesquisas em locais mapeados no computador, clique duas vezes sobre o arquivo para adicioná-lo ao projeto do ArcMap. No próximo post vamos utilizar esses recursos de indexação e pesquisa para ensinar como instalar novas ferramentas para o ArcToolBox.

DEIXE UMA RESPOSTA