ArcGIS 10: Exportar Tabela de Atributos para o Excel

23

ArcGIS 10: Exportar Tabela de Atributos para o Excel

Este é o primeiro tutorial onde iremos demonstrar o uso de scripts externos na nova versão do ArcGIS. Agora é fácil exportar uma Tabela de Atributos de um arquivo shapefile do ArcMap para o Microsoft Excel. Siga os passos abaixo:

1) Faça o download e descompacte o arquivo que contém o script de conversão:

Additional Conversion – Generic Tools | Download

2) Com o ArcMap 10 aberto, o objetivo é adicionar uma nomenclatura para alguns campos na tabela de um shapefile de pontos. É importante inserir colunas XY na Tabela de Atributos antes de enviar essas  informações para o Excel pois será necessário retornar a informação modificada para o SIG.

3) Conforme foi mostrado no tutorial anterior, a Indexação é o método mais prático para localizar uma ferramenta. Esse recurso pode ser encontrado no menu Geoprocessing – Search For Tools:

4) Na janela Search, clique no botão Search/Index Tools:

5) Na guia Index, pressione o botão Add e aponte para a pasta onde o script está armazenado:

6) Se até aqui tudo correu bem, o ArcCatalog 10 será carregado automaticamente ao pressionar o botão OK. Clique na opção Table to Excel para executar o algoritmo:

7) Informe a geometria  e o local de armazenamento do arquivo. Obrigatoriamente, o formato de saída dos dados tabulares para o Excel é o formato de texto separado por vírgula (CSV):

Sem grandes dificuldades, o processo será finalizado:

Importando um arquivo de texto CSV para o Excel

Durante a importação para o Excel 2007/2010, é preciso clicar na opção Dados  – Obter Dados Externos  – De Texto para importar o documento separado por vírgulas (veja as imagens abaixo):

Durante a importação, formate as colunas XY para Texto:  

O passo final consiste em selecionar e substituir o separador de casas decimais de ponto (.) para vírgula (,) através do menu Substituir (CTRL+U). Com auxílio do menu Formatar Células (CTRL+1), modifique o formato das colunas para Número com exibição de três casas decimais:

Fim do tutorial. As colunas XY são a garantia de retorno dos dados editados em planilha para o aplicativo GIS.

ArcGIS 10.1: Procedimentos para executar este tutorial

Siga até o passo 5 para indexar o arquivo e, quando terminar, feche a janela Search Options. Em seguida, na janela Search Tools, clique em Tools e selecione o campo Find My Custom Toolboxes

ArcGIS101_ExportToExcel

O plugin será habilitado.

ArcGIS 10.2: Procedimentos para executar este tutorial

No ArcGIS 10.2, não é necessário instalar essa ferramenta pois ela faz parte do ArcToolBox. 

Conversion Tools – Excel Toolset – Table to Excel

ArcGIS 9.3: Ferramenta para Exportar Dados para o Excel

Vejam a solução em vídeo para instalar essa ferramenta no ArcGIS 9.3:

http://processamentodigital.com.br/wp-content/uploads/2012/03/ArcGIS9xExportToExcel.mp4


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

23 Comentários

  1. Ola, cara tentei seguir este processo e e quando eu escolho a input table e a output file. dou Ok ja no fim do preocesso, da o seguinte erro :
    : 'ascii' codec can't encode characters in position 5-6: ordinal not in range(128)
    Failed to execute (TableToExcel).

    nao sei se foi que nao coloquei as coordenadas XY na tabela? mas eh que somente preciso exportar a tabela e nao coloca-de volta no Arcgis.

    se puder me dar uma ajuda!!

    Obrigado

  2. Pela mensagem de erro, parece ser algo relacionado à codificação de caracteres na sua cópia do ArcGIS. Essa codificação é responsável pela acentuação das letras e visualização de caracteres especiais.

    As colunas XY facilitam a entrada de dados tabulares oriundos do MS Excel. Acredito que deve ser um bug da sua cópia do ArcGIS ou algum caractere da tabela.

    Você pode enviar o shapefile para o e-mail procdigital@gmail.com e garanto que vou verificar o que pode ter acontecido. Abraços.

  3. Estou com um problema segui todos os passos ate onde fiz o add do script, depois nao aparece ok mas sim select. Selecionei mas no fim nao vejo o table to excell para exsecutar o algoritimo. Peco ajuda.

    • Você precisa selecionar o diretório onde o script foi descompactado. É uma Toolbox chamada Additional Conversion – Generic Tools.tbx . Se não consegue pelo Search Tools, tente pela opção “Find My Custom Toolboxes” na janela do ArcToolBox. Não tem mistério, o procedimento é esse. Em todo caso, você pode utilizar uma licença do XTools 8.0 por quinze dias e exportar seus dados para o Excel. Grande abraço, Jorge Santos

  4. Tem uma maneira bem facil de fazer isso… é só abrir o arquivo (.dbf) das shapes onde vc salvou e clicar com o direito abrir como Excell e só salvar uma cópia, ja fica no formato do excell. tudo o que esta na tabela de atributos da shape esta nesta tabela…

  5. Nem tanto. Só quem abre o DBF de forma nativa é o LibreOffice Calc. Geralmente as pessoas não usam essa opção alternativa ao Excel. A partir do Excel 2007 o formato de arquivo DBF foi pulverizado do software 🙁

  6. Olá, usei o script no 10.1 mas ele faz a mesma coisa que eu abrir o excel e pedir pra abrir o arquivo DBF do shape. Pelos dois modos quando abro o arquivo (shape de processos do SIGMINE-DNPM) ele vem com as letras que possuem acentuação todoas trocadas por símbolos. Como eu contorno isso? Euu usava o Xtools Pro trial e com 2-3 clicks eu exportava uma tabela de atributos perfeitamente, não existe outra opção?

    Brigadão aê.

  7. Olá, eu usei a extensão (Additional Conversion – Generic Tools) para o ArcGis 9.3 mas após selecionar a layer no Table to Excel e pressinar ok, aparece Completed – Erro
    : No module named arcpy
    Failed to execute (TableToExcel).

    não consigo converter a tabela de atributos para excel por esse erro, o que fazer?

  8. Tentei usar a ferramenta no 9.3 e deu o erro :
    Running script TableToExcel…
    : No module named arcpy
    Failed to execute (TableToExcel).
    o que pode estar ocorrendo Jorge?

  9. Ola, o problema do Douglas é o meu também. É bem trabalhoso, pois as vezes preciso ficar fazendo localizar/substituir no Excel até que esgotem os símbolos estranhos de acentuação. Gostaria de saber se alguém conseguiu contornar esse erro. Abraços!

  10. olá, quando eu tento executar o table to excel aparece o seguinte erro quando eu clico em OK ….ERROR 000576: Script associated with this tool does not exist.
    Failed to execute (TableToExcel).
    Failed at Sun May 25 21:49:34 2014 (Elapsed Time: 0,00 seconds)

    • Oi Athila, tudo bem?

      Não consegui reproduzir este erro. Pode ser o plugin ou pode ser alguma coisa com os dados.
      Qual sua versão do ArcGIS? 10.0, 10. 1 ou 10.2? A versão 10.2 já faz a exportação pelo ArcToolBox, confira aqui.

      Aguardo seu retorno,

      Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA