gvSIG 1.11: Composição Colorida RGB

1

O método para gerar uma composição colorida RGB a partir de bandas em tons de cinza nas versões 1.10 e 1.11 do gvSIG sofreu pequenas modificações em relação às versões anteriores. Vou reportar essa questão para o desenvolvedor e aproveitar a oportunidade para descrever os procedimentos que utilizei para gerar um raster RGB na versão atual do programa.

No exemplo do tutorial, vamos utilizar um raster com três faixas separadas. Com o projeto aberto, clique no botão Adicionar Capa indique o driver de leitura para arquivos raster. Você pode carregar todas as faixas do sensor, porém apenas uma das bandas será utilizada na composição da imagem.

Se o sistema de coordenadas do raster for diferente do sistema definido durante a criação do projeto, use a opção abaixo para alinhar a projeção da Vista de acordo com o raster:

Com o botão direito do mouse, acesse as Propriedades da Camada Raster:

A tarefa a seguir é muito intuitiva: na guia Bandas (1), pressione no botão Adicionar (2) e selecione as imagens necessárias para completar o canal RGB. Explico: ao acessar as propriedades da banda 1, adicione as bandas 2 e 3 respectivamente. Organize as faixas do espectro de acordo com o sensor utilizado (Alguns exemplos: Landsat/RGB543 ou RGB742; Quickbird/RGB321; Aster/RGB231; Worldview-2 8Bandas/RGB532, etc).

Um detalhe interessante: ao definir a ordem correta das bandas na janela Propriedades do Raster, o resultado pode ser visualizado na Vista. Clique no botão Aplicar (3) para validar as modificações.

O próximo passo é clicar sobre a imagem colorida e selecionar a opção Salvar Como. Na sequência, marque a opção TFW para garantir que um arquivo Worldfile seja armazenado juntamente com o arquivo tif:

Contrariando as expectativas, o gvSIG deverá carregar a imagem em tons de cinza. Esse é um bug detectado por mim nas versões 1.10 e 1.11 do programa. Solução:

  • Remova o novo raster do Projeto/Vista;
  • Delete os arquivos .rmf e .rmf~  correspondentes. Veja a imagem abaixo:

Finalmente carregue o arquivo na Vista e o SIG vai exibir a imagem colorida com três bandas. Problema solucionado!

A vida dos programas é assim mesmo: novas versões, novas correções. Considere isto: com tantos profissionais trabalhando constantemente com o intuito de melhorar a ferramenta, os blogs também precisam se atualizar e refazer os tutoriais. É o mínimo que se pode fazer para colaborar com a comunidade, não é mesmo?


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

1 Comentário

  1. Bom dia Jorge,

    Mais uma vez parabéns pelo tutorial. De fato, o gvSIG está a cada dia melhor.

    Estou atualmente estudando o QGIS. Portanto, gostaria de saber se ele desempenha estas mesmas funções que o gvSIG.

    Afinal, nada melhor do que um SIG que tbm desenvolvesse funções SR/PDI.

    Um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA