BrOffice Calc: Aprenda a formatar os valores de um arquivo dBase

0

Essa é uma daquelas dicas básicas que, sendo bem empregadas, podem salvar o seu dia. Através do BrOffice Calc, é possível modificar toda a estrutura de um arquivo DBF. Esse recurso deve ser empregado quando o usuário fica impossibilitado de migrar dados para uma tabela que contenha valores de campos diferentes ou deseja reduzir o número de casas decimais, por exemplo.

Para ilustrar esse procedimento, vou abrir um arquivo shapefile qualquer no Quantum GISe gerar um novo arquivo a partir da seleção de uma feição que representa um município. A Tabela de Atributos abaixo informa que esse arquivo possui poucas informações espaciais (clique nas imagens para aumentar a visualização):

As Propriedades da Camada Vetorial do Quantum GIS possuem um mecanismo muito interessante para análise da estrutura dos dados através da guia Campos. Para a feição do tutorial, temos as seguintes informações:

– 01 campo do TIPO STRING cujo COMPRIMENTO é 254 e a PRECISÃO, 0;
– 02 campos do TIPO REAL cujo COMPRIMENTO é 19 e a PRECISÃO, 11.

Em outros SIG’s você pode encontrar:

  • Text: é equivalente a String;
  • Lenght: em português, significa Comprimento;
  • Precision: em português, significa Precisão (número de casas decimais do campo);
  • Double: admite valores reais.

Para seguir o próximo passo, é obrigatório remover o polígono do ambiente de trabalho do SIG para que possamos visualizar o arquivo DBF no BrOffice Calc. Caso o usuário insista em tentar abrir o arquivo DBF com o SIG em execução, nenhum atributo será visualizado na planilha eletrônica.

Com o BrOffice Calc aberto, clique no botão Abrir. Selecione o componente DBF presente na estrutura do seu arquivo shapefile e clique no botão Abrir:

O usuário será instado a selecionar um formato de codificação padrão para os caracteres. No Brasil costumamos selecionar CP-1252 em ambientes Windows. Verifique a melhor codificação para seu sistema e clique no botão OK.

Abaixo temos uma imagem que representa o DBF aberto no BrOffice Calc:

Cada header possui sua delimitação específica. Os valores NOME, AREA_KM2 e AREA_HA representam o nome dos campos. Os caracteres C e N representam TEXTO e NÚMERO respectivamente. Os valores numéricos 254 e 19 representam  o comprimento dos campos. Finalmente, o valor 11 representa a quantidade de casas decimais (precisão). Esses valores podem ser modificados a qualquer instante. Vou realizar uma pequena modificação no header das colunas A e C. Veja abaixo:

Salve esse documento preservando o formato DBF. Abra novamente a feição no Quantum GIS e mais uma vez visualize as Propriedades da Camada. Os dados dos campos foram modificados sem alterar a geometria da feição:

A partir de agora, qualquer texto armazenado em NOME só poderá conter 50 caracteres ao invés de 254. Em relação ao campo que calcula a área geográfica e retorna o resultado em hectares, só serão admitidos 08 algarismos após a vírgula, anteriormente eram permitidos 11 algarismos. Simples, correto? Use esse recurso para modificar o cabeçalho de algum eventual campo que tem obstruído suas operações de Join de Tabelas ou então aplique esses conhecimentos para que as operações executadas nas células retornem valores com duas ou mais casas decimais.

Esse procedimento não pode ser executado no MS Excel 2007-2010 poorque o programa da Microsoft não trabalha mais com arquivos no formato dBase. Uma pena.

 

DEIXE UMA RESPOSTA