ENVI: Composição de imagens SPOT-5 em Cores Verdadeiras

9

O algoritmo Band Math

A rotina Band Math é uma flexível ferramenta de processamento de imagem com muitos recursos não disponíveis em qualquer outro sistema de processamento de imagem. Como é provável que cada usuário ENVI tenha necessidades específicas, a ferramenta Band Math permite que você defina seus próprios algoritmos de processamento e aplicá-los a bandas ou arquivos inteiros abertos no ENVI. Dependendo do usuário, o processamento personalizado pode ser simples ou complicado.

SPOT-5: Ordem das Bandas

As faixas espectrais do satélite SPOT-5 são organizadas na seguinte sequência:

XS1: Verde
XS2: Vermelho
XS3: Infravermelho Próximo
SWIR: Infravermelho de Onda Curta

Fonte: http://brasil.spotimage.com/web/pt/2012-faq.php

Composição SPOT-5 Falsa Cor

Para gerar uma imagem colorida no ENVI em falsa cor, ajuste as bandas 3-2-1 nos canais RGB da janela Available Bands List. Essa composição é padrão a partir da leitura dos arquivos DIMAP.

SPOT Falsa Cor

Composição SPOT-5 True Color

Para gerar uma imagem SPOT-5 no ENVI em cores verdadeiras, é preciso executar um processo manual através do algoritmo Band Math. O satélite SPOT-5 não possui a banda azul, então vamos ter que contornar isso aplicando operações matemáticas nas bandas de modo a gerar uma nova cena colorida (conhecida por alguns como pseudo cor verdadeira).

1 – Abra a cena bruta SPOT-5:

2 – Clique no menu Basic Tools – Band Math:

Basic Tools - Band Math

3 – Vamos criar uma nova imagem azul através da seguinte expressão:

0.85 * [B1] – 0.15 * [B3]

Clique no botão Add to List e clique no botão OK:

Expressão para a nova banda azul

Na expressão acima, os valores [B1] e [B3] representam as variáveis.  Será necessário indicar as bandas 1 e 3 para finalizar essa etapa de criação.

– Na janela Variables to Bands Pairings, clique na variável B1 e selecione a faixa XS1. Em seguida clique na variável B3 e selecione a faixa XS3:

Banda Azul Nova

A partir de agora você gerar um nome para a nova banda azul ao clicar no botão Choose ou armazená-la em fila para ser processada posteriormente. Esse é o procedimento que vamos seguir. Após definir um nome para a banda azul, clique no botão Queue para enfileirar esse processo.

Processamento em fila (Queue)

4 – Clique novamente no menu Basic Tools – Band Math:

5 – Vamos criar uma nova imagem verde através da seguinte expressão:

0.65 * [B1] + 0.35 * [B3]

Expressão para nova banda verde

6 – Repita a operação do item 3 e indique as bandas XS1 e XS3 para as variáveis [B1] e [B3] respectivamente. Indique um nome para a nova banda verde e pressione o botão Queue para armazenar essa tarefa em lote.

7 – Finalmente vamos extrair a banda vermelha através da variável [B2] apenas.

Expressão para extrair a banda vermelha

Na janela Variables to Bands Pairings, informe para o software que a variável [B2] corresponde à banda XS2 (vermelha). Siga os passos anteriores e armazene esse processo em fila.

A janela ENVI Queue Manager

8 – Clique no menu File – ENVI Queue Manager (Barra de menu principal do ENVI). Pressione o botão Select All para selecionar todas as tarefas armazenadas em fila. Ao pressionar o botão Execute Selected, todas as tarefas selecionadas na fila serão executadas:

ENVI Queue Manager

Novas imagens serão adicionadas na janela Available Bands List. Use o canal RGB Color para alocar essas cenas nos canais RGB para exibir a nova cena na janela do Display.

Abaixo temos um exemplo de imagem orbital SPOT-5 em Cores verdadeiras sem filtro, sem realce ou qualquer outra mudança na radiometria:

Imagem SPOT-5 em cores verdadeiras

As novas bandas RGB estão no formato nativo do ENVI. Salve as modificações como Geotiff para trabalhar com as cenas SPOT-5 em qualquer aplicativo GIS.

9 Comentários

  1. Jorge, bom dia! Vc já usou as imagens RapidEye? Estou elaborando um mosaico com várias cenas RapidEye, pelo procedimento de mosaico de imagens georref. do ENVI, mas o ajuste não está bom…vc teria uma dica? Abs e obrigada!
    Sandra

  2. Jorge, boa noite. Sempre acompanho as atualizações e artigos do seu blog e gostaria de saber se há a possibilidade de baixar imagens SPOT gratuitamente através da internet, e, se houver, gostaria de deixar uma sugestão para uma dica de como adquirir imagens SPOT no seu blog. Obrigado.

  3. Oi Rubens Villar!! Você tem alguma informação de onde conseguir e se tem as imagens SPOT5 gratuitamente?? Se tiver essa informação poderia me repassar, obrigadoo

  4. Prezados

    para quem trabalha com licenciamento ambiental nos estados de MT, RO e PA e possivel baixar imagens SPOT 5 de 2,5 m através de um cadastro no SIMLAM.

    • Prezados a SEMA do estado do Pará Possui a cobertura do estado com imagens SPOT, sendo assim da uma olhada no site pois essas imagens são disponibilizadas para ser baixada quando você vai dar entrada no CAR.

  5. ola boa noite como eu baixo uma imagem spot do para para o arcgis?
    E quanto fica para comprar a imagem espot do municipio de placas no Pará?

DEIXE UMA RESPOSTA