e-lixo maps: Mapa de Reciclagem do seu lixo eletrônico

0

O E-LIXO MAPS (http://www.e-lixo.org/) é uma iniciativa do Instituto Sergio Motta (http://www.ism.org.br/) em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Trata-se de uma ferramenta de busca, desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico em todo Brasil.

Através da busca, o acesso a estes postos de descarte fica muito mais fácil. Uma vez que o sistema funciona de maneira muito simples:

Basta acessar o site do E-LIXO MAPS, inserir o endereço completo, o tipo de e-lixo que deseja descartar e clicar em “buscar postos de coleta”. Associando as informações à plataforma do Google Maps com o Banco de Postos, o sistema mostrará as opções disponíveis cadastradas próximas ao endereço pesquisado.

O Banco de Postos conta com o cadastramento contínuo de novos estabelecimentos para atender a demanda de necessidade da população. É um processo delicado, uma vez que respeitamos um sistema logístico para seleção, análise e aprovação dos postos.

Inicialmente, o Projeto estava focando em mapear, cadastrar e disponibilizar postos de coleta localizados na cidade de São Paulo. Porém, a demanda de busca, interesse e necessidade da população, tornou obrigatória a expansão de cobertura e ampliamos nossa pesquisa e esforços. Aos poucos atingiremos todas as regiões do Brasil.

O E-LIXO MAPS propõe uma relação horizontal de troca com a população. Grande parte dos postos surgem a partir de indicações dos usuários do site.

O impacto ambiental de centenas de milhares de computadores, baterias de celulares, incontáveis milhões de cd’s e dvd’s que são descartados todos os dias é enorme. Não se pode negar os ganhos que a informatização e as telecomunicações agregaram à sociedade nas últimas décadas, mas também não se pode ignorar a emergência de pensar de forma criativa e crítica sobre o impacto do e-lixo na vida cotidiana do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA