Universidade dos EUA utiliza SPRING para Segmentação e Classificação

0

Passei alguns dias em busca de informações claras sobre o processamento e classificação de imagens através de software livre. O GRASS possui bons algoritmos para processamento e classificação de imagens, porém os tutoriais são escassos. Preciso de um tempo para aprender as rotinas no GRASS e considero que a blogosfera GIS deve desenvolver tutoriais nos moldes da série Como Fazer. Abaixo segue a relação de alguns tópicos que frequentemente recebemos via e-mail:

  • Criação de Curvas de Nível (Create Contour Lines);
  • Extração da Rede de Drenagem (Drainage Network Extraction);
  • NDVI;
  • Segmentação (Segmentation);
  • Classificação Supervisionada (Supervised Classification);
  • Classificação Não-Supervisionada (Unsupervised Classification).

Surpreendentemente descubro que o SPRING tem sido utilizado na comunidade GIS Internacional de forma significativa [1] [2] [3]. Gostaria de destacar dois tutoriais elaborados pelo professor David O. Wallin do Departamento de Ciências Ambientais da Western Washington University:

Além do SPRING, os tutoriais do professor Wallin utiliza outros softwares como ERDAS, ENVI e ArcGIS. Às vezes é necessário utilizar dois ou mais aplicativos para fechar um ciclo de atividades. Por exemplo, o site  http://geomorphometry.org/ utiliza um rotina construída para o software R que executa uma integração SAGA + ILWIS + GRASS.

Qualquer sugestão pode ser enviada para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA