LabGIS promove evento sobre Geotecnologias na Gestão Pública

1

Vivemos sob uma ordem econômica e social que impõe que ágeis processos de tomada de decisão estejam capilarizados em todos os níveis de organização, seja do setor privado, seja do setor público.

A visão moderna de governança pública faz do planejamento estratégico o vetor primordial para a adequada concatenação do binômio gestão-desenvolvimento econômico e social, onde o uso das Geotecnologias tem papel preponderante.

Mas não basta ao Poder Público demonstrar capacidade de planejamento. É absolutamente fundamental que ele disponha de quadros técnicos e gerenciais capacitados para garantir, executando ou fiscalizando, a consecução dessas ações estratégicas.

Consolida-se, definitivamente, a imprescindibilidade, para a gestão pública, do uso de dados referenciados sobre o espaço, tecnicamente definidos como dados geográficos. Para a eficaz aquisição e manipulação desses dados é que lançamos mão de Geotecnologias, tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores remotos, entre outros.

Neste contexto, este meeting sobre Geotecnologias na Gestão Pública objetiva constituir-se em espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais.

Gestores e técnicos nas áreas de segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, planejamento público e outras áreas poderão debater seus projetos, suas idéias, seus avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

O evento será dividido em três seções. A primeira seção ocorrerá na parte da manhã, onde os gestores das esferas federal, estadual e municipal abordarão políticas públicas, normatizações e ações governamentais para convergência de esforços do serviço público na aplicação das Geotecnologias.

Na segunda seção, à tarde, diversas áreas técnicas apresentarão seus projetos e resultados como cases.

Na terceira seção ocorrerá uma mesa redonda com todos os palestrantes do evento e também aberto ao público sobre a temática: Integração das Geoinformações no Serviço Público: Tendências e Desafios.

As inscrições no evento são gratuitas, bastando registrar-se por intermédio deste link. Há duas modalidades de inscrição: presencial e pela Web. O evento ocorrerá presencialmente na Capela Ecumênica da UERJ, com capacidade para 240 pessoas. Todo o evento também será transmitido ao vivo pela Web, cujo acesso estará limitado a 100 conexões simultâneas.

Coordenação: Rui Alberto Azevedo dos Santos – rui@uerj.br
Coordenação-Técnica: José Augusto Sapienza Ramos – sapienza@labgis.uerj.br  

DEIXE UMA RESPOSTA