TerraClass: INPE divulga dados das áreas desmatadas na Amazônia Legal

0

Projeto Terraclass

O projeto, denominado TerraClass, teve como objetivo realizar a qualificação, a partir de imagens orbitais, das áreas já desflorestadas da Amazônia Legal. Esta nova leitura resultou na elaboração de um mapa digital que descreve a situação do uso e da cobertura da terra no ano de 2008.

Para a execução do projeto foram mobilizadas as equipes do Centro Regional da Amazônia (CRA/INPE), situado em Belém-PA, e da Embrapa Amazônia Oriental, também situada em Belém-PA e da Embrapa Informática Agropecuária, situada em Campinas-SP.

Os dados digitais resultantes do mapeamento encontram-se disponíveis para download recortados pelas respectivas órbitas-ponto do satélite Landsat abaixo:

TerraClass Amazônia Legal

Pela primeira vez, foi mapeado o uso das áreas desmatadas do bioma para mostrar o que foi feito com os 720 mil quilômetros quadrados de florestas já derrubados.

Para isso, foram analisadas as informações sobre o desflorestamento ocorrido até 2008 que constam no inventário do Prodes, sistema do INPE que mapeia anualmente o desmate na Amazônia Legal com base em imagens de satélites.

Esta nova leitura resultou na elaboração de um mapa digital que descreve a situação do uso e da cobertura da terra, considerando as seguintes classes temáticas: Agricultura, Pasto Limpo, Pasto Sujo, Pasto com Solo Exposto, Regeneração com Pasto, Vegetação Secundária, Mosaico de Ocupações, Mineração e Área Urbana.

Os mapas mostram que a maior parte, cerca de 60%, foi convertida para a pecuária. Em 21% houve registro de vegetação secundária, áreas que se encontram em processo de regeneração avançado ou que tiveram florestas plantadas com espécies exóticas.

Sumário Executivo

http://www.inpe.br/cra/projetos_pesquisas/sumario_executivo_terraclass_2008.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA