ArcGIS 10: Concatenar Campos com Field Calculator

13

arcgis10b

Um amigo escreveu com uma certa ansiedade para conhecer o procedimento que une valores de diferentes colunas da Tabela de Atributos em uma única coluna. A forma mais fácil e a ferramenta mais apropriada para realizar essa tarefa é a Calculadora de Campo (Field Calculator).

Para ilustrar esse recurso, fiz a coleta de alguns pontos do Google Earth que contém o endereço de alguns hotéis da orla do Rio de Janeiro. O primeiro passo é carregar esses dados no ArcMap e abrir a Tabela de Atributos desse arquivo através do clique com o botão direito do mouse sobre ele. Ao selecionar o arquivo na janela Table of Contents, o atalho do teclado para abrir a Tabela de Atributos (Open Attribute Table) é CTRL +T:

As colunas que representam o [ENDERECO],  [BAIRRO] e [PAIS] dos hotéis serão concatenadas através da Calculadora de Campo. Observe a imagem abaixo:

Esse exercício requer a criação de um novo campo; os demais atributos serão preservados. Para criar um novo campo na Tabela de atributos do ArcGIS 10, clique no botão Table Options da tabela aberta e acesse a função Add Field. Observe a  sequência de imagens abaixo:

Para este caso particular, o novo campo que receberá os valores concatenados deve ser do tipo String (Texto) com comprimento 100. Clique no botão OK para retornar finalizar essa etapa.

O novo campo [LOCAL] foi criado:

Clique sobre o título da nova coluna e selecione a opção Calculadora de Campo (Field Calculator):

A sequência proposta pela base de conhecimento da ESRI para essa questão é:

[Field Name] & " " & [Field Name] & " " & [Field Name]

No nosso caso, vamos utilizar VB Script. Substitua a string [Field Name] pelo nome da coluna desejada:

[ENDEREÇO] & ", " & [BAIRRO] & ", " & [PAIS]

Veja o resultado:

Com a Calculadora de Campo, você pode combinar vários comandos, contar caracteres, inserir caracteres, remover sufixo e prefixo de um campo concatenado, etc. A string abaixo

[ENDEREÇO] & ", " & [BAIRRO] & " - " & [PAIS]

permite acrescentar uma vírgula e um traço entre as palavras “Rio de Janeiro” e “Brasil”. Vou ocultar algumas colunas para melhorar a visualização da tabela. Os dados presentes no campo [LOCAL] foram modificados. Veja a imagem final:

Qualquer sugestão pode ser enviada para o e-mail procdigital@gmail.com.

13 Comentários

  1. Tutorial excelente, parabéns.
    De realçar que se pretender a concatenação apenas como map-tip ou label pode fazê-lo introduzindo a mesma expressão (e.g. [ENDEREÇO] & “, ” & [BAIRRO] & ” – ” & [PAIS]) nas propriedades da feature. Não é necessário criar um campo para tal.
    Obrigado e grand’abraço desde Portugal
    GPais

    • Oi Cleberson. As alterações feitas pela Calculadora de Campo fora do ambiente de edição do ArcGIS não podem ser desfeitas. Se você não tem certeza sobre o comando que deseja utilizar, crie um novo campo. Para ficar mais seguro ainda, entre no modo de edição do ArcGIS, isso garante o recurso Desfazer do programa. Grande abraço!

  2. Adorei o Tutorial e irá me ajudar bastante,
    Meu caso é o contrário;
    EX: Na Coluna “LOCAL” estando pronta conforme mostrado, como poderei apagar a palavra “Brasil” de toda a coluna de uma só vez, uma vez que, a palavra está para toda a coluna.
    Desde já agadeço Abç

  3. Jorge, obrigado pela dica. Assim fica fácil concatenar informações. Gostaria de saber como faço para ler o nome do shapefile ou feature para um campo na tabela do shape ou da feature. Obrigado.

  4. Ótimo tutorial!!
    Só estou com uma dúvida no seguinte caso: estou criando códigos para edificíos e áreas internas dele (ex: zona do edificio, edificio, tipo de estrutura, pavimentos, salas, subsalas e uso). Porém nem todas as salas contêm subsalas, e por isso fica um espaço em branco no meio do código.
    Vocês sabem se existe algum código coringa que possa ser utilizado no caso das salas que não possuem divisões (subsalas) para que não fique um espaço em branco no meio do código?

    Obrigada desde já, os tutoriais tem me ajudado muito!

DEIXE UMA RESPOSTA