wxGIS 0.30: solução livre para visualização e reprojeção de arquivos shapefile

0

O wxGIS é uma espécie de ArcCatalog Open source criado para visualizar metadados, arquivos KML e tabela de atributos. O software ainda está em desenvolvimento, mas algumas ferramentas já podem ser exploradas e respondem bem aos comandos. Em suas caixa de ferramentas, o algoritmo Project Vector File permite realizar transformações entre projeções. O wxGIS dispensa instalação: faça download da versão 0.30 portable direto do site do desenvolvedor:

http://code.google.com/p/wxgis/

Mapeamento de Unidades de Disco

Clique no botão Connect Folder e indique um local  do computador para mapeamento:

Para facilitar a organização das pastas mapeadas, clique com o botão direito do mouse sobre um local e selecione a opção Rename

Visualização de Atributos e geometria de uma feição

Ao clicar sobre um shapefile, use a guia Preview para visualizar a geometria do arquivo:

Na guia Preview existe um campo também chamado Preview onde é possível alternar a visualização entre a geometria e a tabela base:

Os metadados podem ser acessados através das propriedades do arquivo shapefile. Clicar com o botão direito do mouse e selecione a opção Properties. Informações como local, código EPSG e projeção do arquivo podem ser identificadas:

Reprojeção de Arquivos Shapefile

Sem dúvida esse é o algoritmo mais significativo desse conjunto de ferramentas. 

Selecione a feição de entrada, o modelo da terra e a feição de saída. O novo shapefile será referenciado nessa projeção:

Qualquer sugestão pode ser enviada para o e-mail procdigital@gmail.com.

DEIXE UMA RESPOSTA