gvSIG 1.11: Concatenar campos com Field Calculator

3

Fiz um tutorial para o ArcGIS com o intuito de explicar detalhadamente para um amigo o procedimento para unir diferentes colunas da Tabela de Atributos em uma única coluna. Naquela oportunidade utilizei a Calculadora de Campo (Field Calculator). Hoje vou executar esse passo no gvSIG.

Vou utilizar nesse tutorial os mesmos pontos coletados no Google Earth  que representam alguns hotéis do Rio de Janeiro. O gvSIG trabalhada com janelas alternadas, ou seja, ao clicar na barra de título da janela da Vista (1), a janela que contém a tabela (2) é enviada para segundo plano. Use o menu Janela para ativar a janela desejada. A ferramenta que permite a visualização da Tabela de Atributos dos hotéis está destacada em vermelho na imagem abaixo:

gvSIG Vista e Tabela

As colunas [ENDERECO],  [BAIRRO] e [PAIS] dos hotéis serão concatenadas através da Calculadora de Campo. Os valores concatenados devem ser armazenados num novo campo. Com a janela da Vista ativa, entre no Modo de Edição do gvSIG:

Modo de Edição do gvSIG

Alterne para a Tabela de Atributos. Através do Menu Tabela, acesse a opção Modificar Estrutura da Tabela e pressione o botão Novo Campo:

Tabela Criar Novo Campo

Crie um campo do tipo String (Texto) com comprimento 50. Pressione  o botão Aceitar para finalizar essa etapa.

Tabela - Novo Campo

O novo campo [LOCAL] foi criado. Observe as alterações realizadas na estrutura e na tabela:

Tabela: Novo Campo [Local]

Clique sobre o título da coluna [LOCAL]e selecione a ferramenta Calculadora de Campo: 

Field Calculator

A sequência para concatenar campos no gvSIG é:

[ENDEREÇO] + ", " + [BAIRRO] + ", " + [PAIS]

Calculadora de Campo

Veja o resultado:

ALterações no campo [LOCAL]

Com a Calculadora de Campo, você pode combinar vários comandos, contar caracteres, inserir caracteres, remover sufixo e prefixo de um campo concatenado, etc. A string abaixo

[ENDEREÇO] + ", " + [BAIRRO] + " - " + [PAIS]

permite acrescentar uma vírgula e um traço entre as palavras “Rio de Janeiro” e “Brasil”. Vou ocultar algumas colunas para melhorar a visualização da tabela. Os dados presentes no campo [LOCAL] foram modificados. Veja a imagem final:

Tabela final

Qualquer sugestão pode ser enviada para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

3 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA