GRASS 6.4: Mosaico de arquivos SRTM através da linha de comando – Parte 01

3

São perceptíveis os benefícios proporcionados pela integração dos SIGs Quantum GIS 1.7.3 e GRASS 6.4. Os passos descritos abaixo são a primeira parte do tutorial que ensina como mosaicar imagens SRTM no GRASS 6.4. Qualquer sugestão pode ser enviada para o e-mail procdigital@gmail.com.

Identificação de Recortes SRTM

Os recortes SRTM são identificados pela posição da coordenada do canto inferior esquerdo de cada imagem. Todas os arquivos raster são disponibilizados em Coordenadas Geográficas. A imagem abaixo traz uma breve descrição do método para descobrir os recortes SRTM que cobrem uma determinada área de interesse (clique sobre as imagens para ampliar a a visualização):

De acordo com a imagem acima, um dos recortes que estamos procurando está próximo à coordenada S13W056.

Download de Imagens SRTM

O modelo de elevação SRTM pode ser baixado no seguinte endereço:

http://dds.cr.usgs.gov/srtm/

No Brasil, faça o download dos dados que estão armazenados no seguinte caminho:

version2_1 – SRTM3 – South America

Seguindo nosso exemplo, vamos navegar até o arquivo que representa a coordenada S13W056:

 

Clique sobre o arquivo para realizar o download. Os recortes do DEM SRTM são arquivos no formato .HGT e podem ser facilmente visualizados no SIG livre Quantum GIS 1.7.3. Clique na ferramenta Adicionar Camada Raster. Uma imagem em tons de cinza será exibida no projeto:

Para visualizar as bacias hidrográficas, acesse as Propriedades da Camada e altere o contraste para Min/Max:

 

 Visualização da camada S16W056 com realce Min/Max:

Com base no arquivo S13W056, você pode deduzir a quantidade total de recortes SRTM que serão utilizados na sua região de interesse. Veja a imagem abaixo (clique para ampliar):

No próximo tutorial vamos executar uma rotina do GRASS para gerar uma única imagem sem as diferenças de tonalidade encontradas nas imagens acima.

3 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA