BEAM 4.9.0.1: Composição Colorida RGB em Imagens Landsat

0

Descoberto em primeira mão pelo blog Geoprocessamento para Linux [1], BEAM é um software Open Source para Sensoriamento Remoto desenvolvido exclusivamente para sensores do satélite ENVISAT. Dentre as principais características do programa, podemos destacar sua compatibilidade com arquivos do ENVI e DIMAP (SPOT).

O objetivo deste tutorial é utilizar algumas funcionalidades do BEAM no Processamento Digital de Imagens.

VISAT, Visualizador de Arquivos Raster

Todas as tarefas de Sensoriamento Remoto no BEAM são realizadas através do VISAT. Para carregar imagens Landsat-5 no programa, clique no menu File – Import – Import GeoTIFF Product:

 

Vamos utilizar uma composição em falsa cor RGB 7-4-2. Selecione a banda 7 primeiro:

Na janela principal do VISAT, clique sobre a pasta Bands e execute o arquivo band_1. A imagem será disponibilizada na viewer (clique na imagem para ampliar):

Repita esse procedimento para as bandas 4 e 2 nessa ordem. Se o software desenhar a imagem parcialmente na viewer, use as ferramentas de zoom do VISAT presentes na janela Navigation para preencher o raster na janela. A lupa com a letra “A” executa a função Zoom to All:

Composição Colorida RGB 7-4-2 com Realce

Com as três bandas carregadas no programa, podemos executar expressões matemáticas para compor imagens Landsat RGB no VISAT. Clique com o botão direito sobre o arquivo band_1 da imagem 4 e selecione a opção Create Band By Band Maths:

  • No campo Target Product, selecione o primeiro produto (Banda 7):
  • No campo Name, digite band_2
  • Desmarque a opção Virtual
  • No campo Band Maths Expression, digite a fórmula $2.band_1 e clique em OK:

Uma janela de aviso sobre bandas múltiplas será exibida na sequência. Clique novamente no botão OK. Uma cópia virtual da banda 4 será inserida na banda 7 com o nome de band_2:

Para criar uma band 3 virtual, Clique com o botão direito sobre o arquivo band_1 da imagem 2 e selecione a opção Create Band By Band Maths. Mantenha o primeiro produto em Target (Banda 7) e nomeie o arquivo para band_3. Desmarque a opção Virtual e use a expressão:

$3.band_1

Clique no botão OK. Três bandas estão alocadas na Band 7 da cena Landsat: 

Clique no menu View – Open RGB View. Seleciona as bandas 123 nos canais RGB e clique em OK:

Abaixo temos a imagem Landsat RGB com constraste:

Exporte a composição através do menu File – Export – Export Geotiff Product

DEIXE UMA RESPOSTA