Photoshop: Composição Colorida RGB

Já faz um tempo desde que iniciei minha carreira no processamento de informação espacial através do computador e mesmo assim ainda me surpreendo com algumas coisas. Hoje estou aqui com uma curiosidade interessante: Composição Colorida RGB no Photoshop. Conheciam essa?

Não sabia que isso era possível – e muito simples. Veja abaixo:

1 – Abra as três faixas espectrais em tons de cinza no Photoshop – vou utilizar a composição Landsat RGB 542 porque preciso destacar melhor alguns corpos d’água da imagem final.

2 – Na guia Canais (Menu Janela – Canais), clique no menu suspenso e selecione a opção Mesclar Canais:

3 – Modifique o modo Multicanal para Cores RGB:

4 – Faça a composição normalmente como é feita no GRASS, ENVI, ERDAS, etc.

Imagem RGB 542 sem realce

Aplicando níveis, contraste e cores automáticas, abaixo temos nossa imagem final, com destaque para os corpos d’água (clique para ampliar):

Imagem Final

Salve o raster final como GeoTiff. Com a ferramenta Geographic Imager, a edição de imagens espaciais não perde informação espacial. Sem esse recurso, você pode usar o programa ListGEO para exportar o arquivo TFW de uma das bandas ou digitar o seguinte comando na janela FWTools Shell / OSGeo4W Shell:

listgeo -tfw nome_do_raster_banda4.tif

Muito bacana, não é mesmo? As curiosidades não param: é possível fusionar imagens no Photoshop! Outro dia eu mostro aqui como se faz a fusão. Até la!



Técnico em Cartografia, Blogueiro, Fascinado por Tecnologia e futuro Geógrafo, Jorge Santos atualmente trabalha com Geotecnologias no Rio de Janeiro. Seu objetivo é avançar sempre, sem esmorecer, rumo ao pleno conhecimento cartográfico.

Trackbacks/Pingbacks

  1. PhotoShop Online Gratuito (em Português) | Anderson Medeiros - 3 de outubro de 2013

    […] Photoshop: Composição Colorida RGB de Imagens de Satélite […]

Deixe uma Resposta