USGS: Cenas do sensor OrbView-3 disponíveis para download

4

OrbView-3

Fiz alguns testes com as imagens do satélite OrbView-3 e detectei alguns problemas nas imagens. De acordo com o site USGS, as cenas do sensor OrbView-3 são gratuitas e possuem resolução espacial de 1 m. Você pode baixar imagens de alta resolução dos anos de 2003 a 2007 e utilizá-las em seus trabalhos cartográficos. A cobertura OrbView-3 no Brasil é modesta: diversas áreas do nosso imenso país não são cobertas por esse satélite. O procedimento para acessar o mecanismo de pesquisa do site é simples e está documentado logo abaixo. Essas imagens podem ser ortorretificadas pois o sensor OrbView-3 fornece os RPCs juntamente com as cenas.

Eu processei duas imagens OrbView-3 e obtive os seguintes resultados:

Composição Falsa Cor 4-3-2

  • Jóquei Club/RJ

  • Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Composição Colorida RGB 3-2-1

  • Jóquei Club/RJ

  • Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

Se a posição espacial das imagens OrbView-3 deixa a desejar, ao menos é possível a utilização dessas imagens para fins de impressão.

BUSCA POR IMAGENS ORBVIEW-3

1 – Acesse o site  http://earthexplorer.usgs.gov/

2 – Registre-se no canto superior direito da janela e faça o login no site:

3 – Selecione a categoria Search Criteria. As pesquisas são executadas através de um upload de arquivos shapefile ou KML (estas opções estão indisponíveis para usuários não registrados).

4 – Clique no menu Datasets. Procure pelo sensor OrbView-3 e pressione o botão Results. Os resultados da pesquisa serão descarregados no mapa.

Selecione as cenas de sua preferência e use os ícones ao lado dos quickviews para abrir a janela de download e exibir os metadados e recortes no mapa (clique para ampliar):

Deixe seu comentário ou compartilhe esse post através do Google+/Twitter/Facebook.

Comentários

4 Comentários

  1. Olá amigo, muito legal o tutorial, consegui efetuar o download das imagens. porém a imagem é PAN, como você fez composições coloridas ? Fusão ?
    Abraço

    • Tem que pesquisar por imagens fusionadas, Silvio. O satélite Orbview-3 possui no acervo imagens pancromáticas e multispectrais. Repare que na última imagem do tutorial é possível perceber uma cena PAN entre as MS. Encontrar uma imagem colorida em alta resolução free e sem nuvens é um desafio!

DEIXE UMA RESPOSTA