# 1 – ArcGIS: Calculadora de Campo: Conceitos Básicos

11

arcgis10b

Este é o primeiro de dez tutoriais com dicas e funcionalidades da Calculadora de Campo (Field Calculator), um poderoso recurso do ArcGIS para inserção automática de valores na tabela de atributos do shapefile através de operações matemáticas e expressões lógicas.

Todas as geometrias do shapefile (ponto, linha ou polígono) possuem uma base de dados que armazena informações no arquivo DBF. As operações da Calculadora de Campo podem ser executadas para atualizar valores de um determinado campo ou aplicar o resultado de uma operação num novo campo.  Nesse tutorial, vamos utilizar um shapefile de pontos que recebeu o nome de ARQUIVO1.shp

No ArcGIS, todos arquivos são organizados por Camadas (Layers) sobrepostas. Para selecionar um arquivo shapefile, basta clicar sobre ele na janela Table of Contents (Tecla de Atalho: Menu Window – Table of Contents):

Para abrir a Tabela de Atributos, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Open Attribute Table (Tecla de Atalho: CTR + T):

Criação de um Novo Campo

Na Tabela de Atributos, algumas regras precisam ser observadas durante a criação do novo campo. Vou destacar algumas:

  • O nome dos campo possui um limite de 10 caracteres;
  • Números, letras, hífens e underscores são permitidos;
  • Não são permitidos espaços e caracteres especiais.

Para adicionar um novo campo, clique  no botão Options e selecione a opção Add Field:

 

No ArcGIS 10, essa opção está acessível através do ícone Table Options:

 

No campo Name, digite um nome para o novo campo da tabela obedecendo as regras postadas acima. A opção Type define o tipo de dado do campo. As opções são: Short Integer (Inteiro Curto), Long Integer (Inteiro Longo), Float (Flutuante), Double (Real), Text (Texto, também conhecido como String) e Date (Data).

 

Vamos selecionar a opção Text para criar um campo que represente os municípios do Rio de Janeiro. Determinar o valor 50 para o comprimento do campo (Length) significa dizer que, naquele campo, podem ser armazenados 50 caracteres.

Pressione o botão OK. O novo campo MUN agora faz parte da Tabela de Atributos:

A partir de agora podemos utilizar a Calculadora de Campo para preencher automaticamente o campo MUN com o nome do município do Rio de Janeiro. Clique com o botão direito sobre o nome do campo MUN e selecione a opção Field Calculator:

 

Na janela seguinte, um aviso: fora do ambiente de edição do ArcGIS, os cálculos e operações realizadas pela Calculadora de Campo são mais rápidos, porém não podem ser desfeitos. Recomendo a criação de um novo campo antes de prosseguir com o preenchimento dos registros. Clique no botão Yes para prosseguir:

Preenchimento de dados do tipo Texto devem utilizar aspas duplas. Digite “Rio de Janeiro” para preencher a coluna do campo MUN com o nome do município. Clique no botão OK:

 

Todos os campos da coluna MUN serão preenchidos automaticamente com a palavra “Rio de Janeiro”:

Na próxima dica vamos explorar os dados de texto na tabela de atributos do ArcGIS. Até lá! 

Comentários

11 Comentários

  1. Grande Jorge,

    Boa série de manipulação de campo. Obrigado.

    Meu caro, expande um pouquinho sobre esss type: short integer, long integer e o double.

    Abraços

  2. Quando comecei a trabalhar não explicaram que para inserir um campo na tabela o Editor tem que estar desligado e para preencher o campo o Editor tem que ativá-lo.

  3. Olá Jorge,
    É possível usar a calculadora para fazer com que os dados de comprimento de linhas (shape_length) sejam automaticamente copiados para um outro atributo da tabela?
    Se sim, ele viria com vários decimais após a virgula, é possível limitar a quantidade de decimais.
    Muito obrigado.

  4. Ola Jorge, muito obrigado por estar aqui a partilhar o conhecimento.
    sou Geógrafo e trabalho com ArcGIS na gestão urbanística.
    O meu problema é que estou a usar um Feature class e o Field calculator deixou de funcionar de repente em algum campo.
    como faço para activa-lo?
    Desde já grato pela atenção.
    J.Gomes

DEIXE UMA RESPOSTA