# 8 – ArcGIS: Calculadora de Campo: Conversão de Coordenadas em GMS para Graus Decimais

8

arcgis11b

Que tal executar alguns passos para realizar uma Conversão de Coordenadas em Graus, Minutos e Segundos para Graus Decimais através da Calculadora de Campo do ArcGIS? Apesar de reconhecer que essa dica foi exautivamente explorada aqui no blog, eu não poderia deixá-la de fora da série sobre a Calculadora. Espero que seja útil algum dia.

O arquivo utilizado no tutorial chama-se Coordenadas.shp. Para obter êxito na conversão, as coordenadas em graus, minutos e segundos inseridas na Tabela de Atributos do shapefile Coordenadas.shp não devem possuir espaços desnecessários e caracteres especiais. Veja a formatação dos números na imagem abaixo:

Criação de um Novo Campo

Para converter as coordenadas da Longitude Oeste para Graus Decimais, siga o procedimento descrito nos tutoriais anteriores e crie um novo campo do Tipo Double com Precisão e Escala valor 0:

Clique com o botão direito sobre o cabeçalho do novo campo criado e acesse a opção Field Calculator. Digite na opção Advanced o seguinte código VbScript:

Dim Degrees as Double
Dim Minutes as Double
Dim Seconds as Double
Dim DMS as Variant
Dim DD as Double

DMS = Split([LONGITUDE])
Degrees = CDbl(DMS(0))
Minutes = CDbl(DMS(1))
Seconds = CDbl(DMS(2))
DD = (Seconds/3600) + (Minutes/60)+ Degrees

Substitua o nome em vermelho no código acima pelo nome do campo que contém as informações da Longitude na sua tabela. Por exemplo, ao criar um campo das coordenadas com o nome [W], será preciso substituir a palavra [LONGITUDE] no código por esse nome – observe a imagem abaixo:

Na caixa abaixo, insira a palavra CDbl(DD). Veja a imagem abaixo:

Ao clicar no botão OK, as coordenadas em graus decimais da Longitude Oeste serão armazenadas na tabela:

Repita o procedimento acima para encontrar os valores em Graus Decimais na Latitude Sul.

Finalizando a operação

O Brasil está posicionado abaixo da Linha do Equador na grande maioria do seu território. Para armazenar corretamente as coordenadas na tabela, digite na Calculadora de Campo:

[S_DDEG]*-1

A partir de agora, as coordenadas em graus decimais da tabela serão sinalizadas:

 


Envie suas sugestões para o e-mail procdigital@gmail.com

8 Comentários

    • Marcio, dá uma conferida no exemplo do tutorial (shapefile com as coordenadas). Tenta executar por ele, você vai conseguir. E não se esqueça: evite espaços e caracteres especiais; apenas números, ok?

      Grande abraço, Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA