ArcGIS: Divisão de um Traçado em Partes Proporcionais

0

arcgis10b

ArcGIS: Divisão de um Traçado em Partes Proporcionais

Recebi um dúvida sobre divisão de linhas em partes iguais e lembrei-me que o nosso amigo blogueiro @geoluislopes publicou recentemente um tutorial sobre divisão de linhas em partes iguais através do Modo de Edição do ArcGIS. Achei a dica interessante e resolvi avançar mais nesse assunto apresentando a divisão de um geometria de linha em partes proporcionais através da ferramenta COGO.

Requisito para Tutorial: Seus dados precisam ser projetados em Coordenadas Planas UTM para obter valores numéricos em metros.

A feição deste tutorial é um traçado sobre uma rodovia do Estado de São Paulo com comprimento de 10,5 Kilômetros, projetado em WGS 1984 UTM Zone 22 S.

Abra a barra de ferramentas COGO através do menu View – Toolbars – COGO :

Acesse o Modo de Edição através do menu Editor – Start Editing. Ao selecionar o segmento, as opções da barra de ferramentas COGO serão habilitadas. Clique na ferramenta Proportion:

O campo Feature Length indica o comprimento real da feição sem modificações. A partir de agora, tente incluir alguns intervalos digitando os valores no campo Length:

Ao dividir esse traçado em duas partes de 5.000 metros, a parte excedente também será computada. Também é possível modificar a direção das setas para o início ou fim do traçado:

Em nosso exemplo, conseguimos obter dois traçados de 5K + um pequeno fragmento de cerca de 500 metros. Os valores do comprimento do traçado ainda não foi atualizados na tabela:

Executando as funções Calculate Geometry do ArcGIS ou Calculate Area da extensão Xtools, os valores de cada segmento serão atualizados:

A ferramenta Proportion é uma versão avançada da ferramenta Split: você pode definir o intervalo que bem entender (por exemplo, num traçado de 10.000 metros, podemos definir intervalos de 2000, 1000, 3000 e 5000 metros por toda a extensão do traçado).

Informações sobre a ferramenta COGO no help da ESRI: http://goo.gl/oZ1IL


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA