Satélite IRS-P6 / Resourcesat-1

8

Com o término das missões dos satélites de observação CBERS e LANDSAT, a comunidade de usuários de imagens do Brasil tem feito uso constante das imagens do satélite IRS P6 / Resourcesat-1 como alternativa para aquisição de imagens recentes. As imagens do sensor IRS-p6 podem ser obtidas no Catálogo de Imagens do INPE, na mesma categoria indicada para consulta de imagens CBERS. O instrumento imageador LISS-3 (Linear Imaging Self-Scanner) é capaz de capturar imagens com resolução espacial de 24m, uma resolução bem interessante para mapeamento e estudos de impactos ambientais. 

Características Técnicas do Sensor LISS3

Sensor
Bandas Espectrais
Resolução Espectral
Resolução Espacial
Resolução Temporal
Área Imageada
Resolução Radiométrica
LISS III
(Linear Imaging Self-Scanner)
Satélite IRS-P6 (RESOURCESAT-1)
VERDE
0.52-0.59 µm
23,5 m
24 dias
141 km
7 bits
VERMELHO
0.62-0.68 µm
INFRAVERMELHO PRÓXIMO
0.77-0.86 µm
INFRAVERMELHO MÉDIO
1.55-1.70 µm

 Screenshots

Fiz o download de uma cena IRS e gostei muito do resultado. Fiz duas composições em FALSA COR (clique sobre as imagens para visualizar a composição em tela cheia):

 

 Composição IRS-P6 em Cores Verdadeiras

Semelhante ao satélite SPOT-5, o IRS-P6 não possui a banda azul, mas é possível gerar uma banda azul sintética através da matemática de bandas. O resultado é impressionante:

Composição IRS-P6 PNC em Diferentes SIGs

A composição IRS-P6 em Pseudo Cor Verdadeira pode ser realizada através da Matemática de Bandas ou Calculadora Raster. Diferentes SIGs podem realizar essa composição. Veja os tutoriais criados:


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

Comentários

8 Comentários

  1. Jorge, parabéns pelo excelente post. As imagens do ResourceSat tem qualidade muito boa são atuais.
    Baixei algumas imagens do ES para usar num trabalho de tese e notei um problema nas informações do datum. Os dados desta imagem trazem valores zero para o falso norte e falso oeste o que faz com que o arcgis não posicione a imagem corretamente. Na pressa fizemos a composição da imagem no Erdas que automaticamente corrigiu o problema e importamos novamente para o ArcGis.

    Abraço

    Elpídio

  2. Jorge,

    Vi numa postagem sua uma fórmula que você usou para a criação de uma banda sintética, quando essa não existe. É o caso do Resourcesat.

    Minha pergunta é se você poderia elaborar uma postagem sobre a elaboração daquelas fórmulas. Li na ajuda do ArcGIS que se chama RasterCalc Syntax. Eu já tentei por várias vezes executar algo parecido no Mapwindow, mas não consigo. Não sei como elaborar as fórmulas.

    Meu questionamento vem da necessidade de elaborar algo sobre a escolha da melhor área para a implantação de um aterro. Vendo um tutorial a respeito, há a exigência de cálculos sobre o raster, através da rastercalc.

    Desde já agradeço.

    Um abraço.

  3. É possível fazer o pan-sharpened com as imagens do Resorcesat? Outra coisa você sabe quando e se o INPE vai processar as imagens do Landsat8, porque pra baixar as imagens tem que baixar ela com todas as bandas e fica muito pesado ou existe uma maneira de baixar pelo site americano só as bandas de interesse?

    No mais o seu site é sempre uma fonte de informação confiável.

  4. Pessoal, alguém tem alguma informação sobre a composição de imagens ResourceSat-2? O INPE acabou de disponibilizar essas imagens.
    Desde já, agradeço a atenção! E parabenizo pelo excelente post!

DEIXE UMA RESPOSTA