ArcGIS 10: Correção de Deslocamentos em Imagens IRS-P6 através da Ferramenta SHIFT

22

Registro de Imagens no ArcGIS

A ferramenta SHIFT deve ser utilizada para correção da posição espacial de cenas inteiras. Para correções complexas, utilize o método convencional de georreferenciamento. Você pode verificar os tutoriais sobre Registro de Imagens no Índice de Tutoriais do ArcGIS. O Luís Sadeck produziu alguns bons tutoriais sobre o tema e não creio que muita coisa deve ter sido modificado de lá pra cá.

Você vai se surpreender com as ferramentas para Processamento Digital de Imagens nas novas versões do ArcGIS. Hoje eu estava testando um mosaico com Linha de Corte e aplicação de Feather. Muito bom. Gostei do que vi.

Antes de  documentar minhas novas descobertas no SIG, vou precisar corrigir a posição de uma das cenas IRS-P6 presentes no meu projeto. As imagens pertencem a Órbita/Ponto 319/085 e 320/085:

Há um considerável deslocamento entre as cenas, veja abaixo:

Registro de Imagens com a Ferramenta SHIFT

Na barra de ferramentas Georeferencing, selecione a imagem que apresenta maior deslocamento:

Selecione a ferramenta SHIFT:

 

Ao selecionar a ferrramenta Shift, o cursor irá assumir o formato da ferramenta PAN. Clique sobre a imagem e arraste-a para posição ideal.

Para finalizar o ajuste, clique no menu Georeferencing e selecione a opção Update Georeferencing:

Resultado

Abaixo temos uma seleção sobre talhão de cultura no raster imageado em 14/07/2011 (na área de sobreposição das imagens existe uma pequena diferença entre as feições):

Em seguida temos a mesma seleção sobre a imagem de 19/07/2011 (imageada cinco dias depois). Há continuidade entre as feições, porém as feições foram modificadas porque provavelmente deve ter ocorrido uma colheita:

Resultado Final

Aqui temos mais um exemplo da nova posição da imagem sobreposta:

Desabilitando o Realce Automático

Clique no menu Customize – ArcMap Options:

Na guia Raster Dataset, pressione a opção Stretch Type: None nas opções do ArcMap. As novas versões do ArcGIS apresentam vários recursos para realce de imagem, porém isso pode atrapalhar seu trabalho se esse ajuste for definido de forma automática:


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

22 Comentários

  1. Mestre, gostaria de saber porque não acontece nada quando tento deletar uma coluna no ArcGis. Clico em delete, mais não acontece nada. Você poderia postar um tutorial básico sobre?

    🙂

  2. Mestre, me ensina também a botar uma mascara num campo numérico. Por exemplo:

    “R$ 1.000,00” ao invés de “1000”

    Obrigada
    😉

    • É um BUG do arcgis 10. Não conseguia deletar colunas de um shp em SAD69, então abri um shp do IBGE em Sirgas e consegui. Fechei o arcgis, abri de novo e agora consigo deletar de todos.

  3. Jorge,
    Preciso de sua ajuda, instalei o ArcGis 10.1 completo, porem não consigo abrir o ArcScene, ele abre, porem não consigo inserir nenhuma shape, nao apresenta nenhuma barra de menu.. será que você ja viu isto antes?

    desde ja, obrigado.

    Luiz

  4. Por favor, gostaria de saber como faço isso quando coloquei uma carta topografica da epagri e quero desloca-la com base no mapa do arc gis 10?

  5. Boa Tarde

    Estamos fazendo Cadastro Ambiental Rural – Car de Assentamentos usando Arcmap 10, mas esta acontecendo o seguinte problema usamos vários computadores e notebooks, quando abrimos os arquivos de layers em somente um notebook ele esta certinho, mas se copiamos esses mesmo arquivos para outros computadores e notebook quando abrimos eles estão totalmente deslocados, gostaria de saber se alguém sabe me dizer por que isso acontece. Desde já agradeço!!!

  6. Saudacoes..
    Estou usando as imagens do google earth como alternativa para mapear uma parcela de 30 000 ha.
    no entanto usei uma metodologia de fazer cortes de imagens a uma altitude de visualizacao de 1km, obtive cerca de 60 imagens, de seguida tratei de georeferencia-las uma vez que na medida que ia cortando as imagens registava as cordenadas dos 4 pontos que formam a mesma. Neste momento registo alguma falta de ajustamento acentuado em algumas feições e nao estou conseguindo acertar as imagens

DEIXE UMA RESPOSTA