gvSIG: Extrair Coordenadas de Pontos – Parte 3

3

A Campanha #SLGeoTbFaz

Esta semana eu estava acompanhando a imperdível série Software Livre Geo Também Faz produzida pelos blogueiros @geoluislopes, @eliazerk, @geoparalinux e Anderson Medeiros do @ClickGeo. Resolvi deixar minha primeira contribuição produzindo um tópico para a série. Essa campanha é conhecida no Twitter pela hashtag #SLGeoTbFaz. O principal desafio da campanha é executar, por meio de software open source, tarefas de geoprocessamento tradicionalmente aplicadas em softwares proprietários. Essa iniciativa é importante para o aperfeiçoamento da comunidade Geo.

Terceira Opção para Extração de Coordenadas no gvSIG

Na temporada recente da série #SLGeoTbFaz, nosso amigo Anderson Medeiros preparou dois episódios estrelados pelo SIG livre gvSIG:

A extração de coordenadas é conhecida nos softwares proprietários como Add XY Coordinates ou Adicionar Coordenadas XY. Funciona da seguinte forma: o software extrai a posição espacial da geometria de ponto e armazena os valores das Latitude/Longitude na Tabela de Atributos.

 Tutorial

Carregue sua camada de pontos no ambiente de trabalho do gvSIG (clique sobre a imagem para ampliar a visualização):

Com a camada de pontos selecionada na Vista, acesse o menu Layer – Add Geometry Info:

Clique sobre as opções XY (a coordenada Z não é utilizada em dados com duas dimensões):

Aguarde o fim do processo:

Resultado Final

Os valores das coordenadas X e Y serão gravados na Tabela de Atributos:

Fim do tutorial. Este post pode ser considerado uma continuidade das postagens do Anderson Medeiros. Nos próximos tópicos vou contribuir para a campanha #SLGeoTbFaz pesquisando a aplicação dessas técnicas em outros SIGs.


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

 

3 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA