MapWindow: Conversor de CSV para Shapefile

7

Esta semana um amigo leitor do blog pediu para que eu descrevesse os métodos para importação de arquivo CSV para o MapWindow. Durante minhas pesquisas na Internet, encontrei uma solução melhor: um conversor de arquivo CSV para Shapefile. Clique no link abaixo e faça download do programa (40 MB):

CSV to Shapefile Converter Download

Planilha para CSV

Seus problemas com arquivos CSV chegaram ao fim com esse programa. Considero essa dica importante para os iniciantes em Geotecnologias pois essa é uma dúvida recorrente. Vamos considerar uma planilha no formato XLS ou XLSX. A informação mais importante são as coordenadas. Veja o exemplo abaixo:

Ao clicar no menu Arquivo – Salvar Como, o usuário deve selecionar o formato Texto Separado Por Vírgulas (CSV):

Se o seu editor de planilha for o LibreOffice Calc, selecione o formato Texto CSV na janela seguinte:

 

A codificação de caracteres pode ser Europa Ocidental (Windows 1252) ou Texto Unicode (UTF-8). Selecione a primeira opção. O Delimitador de Campo pode ser a vírgula ou ponto-e-vírgula. Selecione ponto-e-vírgula. Não precisamos de Delimitador de Texto, portanto, apague essa opção:

Conversão de CSV para Shapefile

Após a criação do arquivo CSV, é hora de convertê-lo para shapefile. Execute o programa CSV to Shapefile Converter e siga os passos abaixo:

  • Localize o arquivo CSV criado (1);
  • Informe o Delimitador de Campo e clique na opção Open File (2);
  • Informe corretamente os campos X e Y (3);
  • Marque as duas últimas opções (4) e clique no botão Convert (5).

Selecione um nome de saída e o arquivo será convertido:

Fim do tutorial. Adicione o shapefile ao seu projeto. Veja a tabela de atributos:

Os dados provenientes do CSV sempre serão pontos com coordenadas XY.

Resultado Final:


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

7 Comentários

    • Eu li o tutorial do Diva GIS. O interessante deste conversor é que ele não depende do MapWindow para funcionar. É independente – e free.
      Engraçado como estamos sincronizando os posts, não acha?

      Sds,

      Jorge Santos

  1. Na verdade eu nem sei se estou correto. Nunca trabalhei com isso. Postei a partir de minhas observações. Mas sobre “…importar dados da planilha Excel para um shapefile existente”, vc tem algum tutorial de como fazer no MapWindow? Eu estou criando os campos (field), salvando e abrindo DBF no Excel. Daí eu colo os dados que desejo, salvo e reabro a tabela de atributos no MapWindow para ver se está tudo ok. Você tbm faz assim?

DEIXE UMA RESPOSTA