ArcGIS 10: Image Analysis – Recorte de Imagem

21

A janela Image Analysis

Recursos para equalização, brilho/contraste, fusão de imagens e muitos outros estão presentes no ArcMap 10 e podem ser acessados através da janela Image Analysis. Ao executar uma tarefa, o SIG armazena o resultado através de um arquivo temporário na janela Table of Contents. Se o resultado não for o esperado, o usuário poderá executar o processo novamente. Para novos usuários do ArcGIS, essa ferramenta pode ser extremamente útil.

Para ativar a janela Image Analysis, clique no menu Window – Image Analysis:

Ocultando o Background  das Imagens

Para ocultar aquela parte escura da imagem, carregue a imagem no ArcMap. Na janela Image Analysis, clique no nome do arquivo (1). Pressione o botão Background (2):

 

Recorte de Raster via Gráfico ou Shapefile

Ative a barra de ferramentas Desenho através do menu Customize – Toolbars – Draw. Selecione um gráfico para representar a máscara para recorte:

Desenhe um polígono sobre o raster. Dependendo da ferramenta escolhida, pode ser um desenho regular ou irregular:

Clique na ferramenta Clip. Um novo raster será criado:

Os gráficos também possuem simbologia. Clique duas vezes sobre ele para editar as cores de contorno e plano de fundo. Aplicando a simbologia no gráfico e desligando a imagem original, podemos verificar o resultado da ferramenta Clip:

Para salvar o arquivo temporário como imagem TIF, clique no menu Data – Export Data:

Selecione as opções Raster Dataset. O plano de fundo (NODATA) pode ser 0 (preto) ou 255 (branco). Selecione TIFF para o formato de saída:

Esse procedimento pode ser realizado com shapefiles. Os gráficos podem ser convertidos para shape, saiba como através desse post

Desabilitando Realces Automáticos

Clique no menu Customize – ArcMap Options. Na guia Raster Layer, marque as opções abaixo:

Resultado Final

 


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

21 Comentários

  1. Muito obrigada pelo post Jorge!!

    Gostaria de saber se vc possui algum tutorial, ou mesmo dica sobre a ortorretificação de imagens LandSat através desta ferramenta Image Analysis.
    No caso eu preciso ortorretificar com base nos dados de DEM da Aster.

    Super Obrigada

    Roseli

    • Olá Roseli, como vai?

      Para ortorretificar imagens Landsat, será necessário obter as efeméries (rpcs) e um modelo digital de elevaçaõ. Você pode utilizar o SRTM para obter os valores da altimetria, porém o desafio maior é conseguir os RPC’s das cenas Landsat. Seria mais fácil utilizar o ERDAS LPS para essa tarefa, assim você pode triangular e ortorretificar as Landsat com tranquilidade.

      Esse processo que você quer fazer faz parte de algum trabalho acadêmico?

      Abraços,

      Jorge Santos

      • Olá Jorge, estou numa situação semelhante a da Roseli, contudo possuo imagens do sensor Quickbird e preciso ortorretifica-las para um trabalho acadêmico. Estou estudando a viabilidade de executar a tarefa pelo Spring e gostaria de saber se há alguma opção no ArcGIS.
        Desde de já agradeço.

      • Olá Jorge, tenho um problema semelhante ao da Roseli. Usarei imagens da série LANDSAT, e também disponho dos MDE da região, entretanto não possuo imagens com alta definição.

        Pretendo realizar uma análise multitemporial do uso de solo de uma bacia hidrográfica. Seria necessário tal ação, ou apenas a correção via pontos de controle no ArcGis, é suficiente?

        Como posso proceder no ERDAS, ou em algum outro software?

        Desde já agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA