SAGA GIS: Mosaico de Imagens ASTER GDEM

5

Hoje eu preparei para você um tutorial bem caprichado que contém os passos necessários para gerar um mosaico de imagens do satélite ASTER no SAGA GIS.

Importando um Raster para  o SAGA GIS

Com o programa SAGA GIS aberto, clique no menu

 Modules - File - GDAL/OGR - GDAL Import Raster

Na janela seguinte, clique no campo indicado na imagem abaixo:

Selecione todos os tiles ASTER GDEM e clique no botão Abrir:

Finalize a importação clicando no botão OK:

Sincronizando Mapas

Todos os arquivos importados para o SAGA GIS são armazenados na guia Data (1).  Para visualizar um arquivo, clique duas vezes sobre ele (2):

Para visualizar vários arquivos na mesma Vista, clique sobre o primeiro arquivo para abri-lo. Em seguida, clique sobre o segundo arquivo e selecione a opção New. Um segunda janela será aberta. Pressione o botão Synchronise Map Extents:

 

Agora vamos encerra a janela do segundo mapa. Clique na guia Maps (1). Em seguida, clique com o botão direito sobre o mapa desejado e selecione a opção Close (2). Confirme a operação:

Ao selecionar o primeiro mapa em todas as opções, todos os arquivos serão carregados na Vista do primeiro arquivo aberto:

Pressione o botão Zoom to Full Extent para visualizar o panorama das imagens abertas no SAGA GIS:

Desabilitando o realce automático no SAGA GIS

Todos os rasters importados para o SAGA GIS são transformados em GRID.  Ao visualizar os  dados ASTER no programa, percebemos que há uma grande concentração de realce em todos os arquivos. Para desabilitar o realce automático, clique no menu File – Project – New Project. Encerre todos os arquivos importados:

Clique no botão Okay sem marcar nenhuma opção:

As opções de realce do projeto podem ser alteradas na janela Data:

Modifique as opções de acordo com as informações abaixo:

  • Display Range: Minimum/Maximum
  • Start project: Empty
  • Numbering of datasets: 0
  • History Depth: 0

Clique no botão Apply. Salve o projeto num local do seu computador e importe novamente todas as imagens através do Menu Modules (Os últimos comandos executados no SAGA GIS são armazenados no menu Modules):

Todos os realces foram desabilitados e o aspecto do ASTER GDEM assemelha-se ao SRTM da NASA (clique para ampliar). Os metadados dos grids podem ser consultados através da guia Description. De acordo com essas informações, o Sistema de Coordenadas do ASTER GDEM é Geográfico e, o Datum, WGS 1984  (Código EPSG 4326). Cell Size refere-se a resolução espacial do satélite, ou seja, o tamanho do pixel. Neste caso, o valor 0.000278 x 0.000278 em arco de segundos correponde a 30 metros de resolução. O tipo de dado das imagens ASTER é Inteiro Sinalizado de 16 Bits (Signed Integer 2 Byte). Para mais informações sobre tipo de dados, consulte este documento.

Mosaico de Imagens ASTER GDEM no SAGA GIS

Clique no menu Modules – Grid – Construction – Merging

No campo Grids to Merge, selecione todos os arquivos que irão compor o mosaico. Para ASTER GDEM, a ordem não é importante:

No campo Target Grid, selecione a opção Create. Modifique o tipo de dado de saída para  2 Byte Unsigned Integer – somente números positivos são admitidos. Para a reamostragem de pixels (Interpolation), selecione Bilinear. Clique no botão Okay:

Carregue o mosaico criado numa nova Vista:

Para restaurar as cores do mosaico para tons de cinza,  pressione o botão Colors presente na categoria Graduated Color:

Selecione a opção Presets. Na janela seguinte, selecione a opção Grayscale. Cliqe no botão OK e pressione o botão Apply para validar as modificações.

Resultado Final

Fim do tutorial. Exporte esse arquivo para GeoTIFF através do menu  Modules – File – GDAL/OGR – GDAL Export Raster to GeoTIFF. O maior sistema grid certamente representa as dimensões do mosaico criado, portanto, ao selecionar a extensão correta do arquivo, ele deverá aparecer na opção seguinte.


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

5 Comentários

  1. Parabéns pelo material, Jorge!

    E quando acontece dos rasters se sobreporem (inclusive os pixels de valor 0, mas não só) ? Tem como “mosaicar” ainda assim? Conhece alguma solução pra este caso

  2. Ola Jorge

    Vi um trabalho no congresso de cartografia, que o rapaz
    falou que pra usar o ASTER GDEM precisa ajustar o tamanho de saida de célula. Abri as imagens no global mapper e na parte de resolução aparece arc degree ao invés de metros
    como no srtm ou interpolação de curvas nivel
    tem como tirar essa duvida?:

    abs

DEIXE UMA RESPOSTA