Quantum GIS: Calculadora de Campo – Classificação de Campos

8

Classificação de Campo é um recurso ideal para diferenciar campos através de critérios específicos. O exemplo mais utilizado aqui no blog é a classificação de campos de acordo com os valores de população coletados no Censo Anual. Através dessa ferramenta, o pesquisador pode de atribuir pesos entre diferentes intervalos numéricos e criar distinção entre campos da tabela de atributos. A organização dessas informações na tabela de atributos inicia-se através da etapa de construção de expressões lógicas.

Construção de Expressões Lógicas

Para criar distinção entre um valor numérico e outro, precisamos construir expressões lógicas com argumentos compreensíveis para a linguagem do computador. Por exemplo, o estado ou província do Rio de Janeiro possui 92 entidades municipais. Para que possamos classificar a população do Rio de Janeiro de acordo com o número de habitantes, precisamos organizar as ideias com a finalidade de alcançar um resultado aceitável. Estabeleci  um critério de  fácil compreensão através da tabela abaixo:

Proposição Lógica Resultado
Se a população de um município for inferior a 10.000 habitantes Atribuir Peso 1
Caso contrário, se  a população de um município for inferior a 30.000 habitantes Atribuir Peso 2
Caso contrário, se  a população de um município for inferior a 50.000 habitantes Atribuir Peso 3
Se for inferior a 100.000 Atribuir Peso 4
Se for inferior a 200.000 Atribuir Peso 5
Se for inferior a 500.000 Atribuir Peso 6
Se for inferior a 1.000.000 Atribuir Peso 7
Caso contrário (nenhuma acima)  Atribuir Peso 8

Você não precisa seguir rigorosamente os critérios acima. Cada situação demanda critérios e operadores lógicos apropriados. Outro exemplo prático da classificação de campo é a criação de um  mapa de densidade populacional. Pelo pouco que eu li sobre o método de criação desse mapa, o campo da classificação que faz diferença é o campo Peso ou Classe.

Para classificar  campos no Quantum GIS, você pode utilizar o excelente plugin FieldPyculator, desenvolvido pelo GIS-Lab. O nome é excêntrico, porém a ferramenta é poderosa. Siga os passos abaixo para instalar o programa.

Quantum GIS: Instalação do Plugin FieldPyculator

Conheça o Grupo de Repositório de Terceiros

A grande maioria dos plugins para o QGIS são desenvolvidos e armazenados em locais diferentes da fonte oficial do programa. O plugin FieldPyculator encontra-se no repositório GIS-Lab. Abra o SIG Quantum GIS e clique no menu Complementos – Buscar Complementos Python:

 

Na guia Repositórios, pressione o botão Adicionar um grupo terceiro de repositórios:

Na janela seguinte, clique no botão OK:

De volta à guia Complementos, centenas de plugins estarão disponíveis para instalação no QGIS. No campo “Filtrar Por”, Digite a palavra “Simple Field Python Calculator” e pressione o botão Instalar/atualizar complemento:

 

Se o plugin Simple Field Python Calculator não for listado na pesquisa, será necessário ativar os complementos marcados como experimentais na guia opções:

Após a confirmação da instalação do plugin, pressione o botão Fechar e retorne para o ambiente de trabalho do Quantum GIS.

Carregue seu polígono no e crie um campo do tipo inteiro, sem casas decimais. Maiores explicações sobre tipo de dados no Quantum GIS podem ser encontradas neste tópico.

 

Clique no menu Complementos – Field Pyculator – Fieldpyculator:

Siga os passos abaixo:

  • Entre no Modo de Edição (1);
  • No campo Update Field (2), selecione o campo da classificação:
  • Clique no campo Global Expression (3) e insira o seguinte código:

def reclass(POP):
  if (POP <= 10000):
    return 1
  elif (POP > 10001 and POP <= 30000):
    return 2
  elif (POP > 30001 and POP <= 50000):
    return 3
  elif (POP > 50001 and POP <= 100000):
    return 4
  elif (POP > 100001 and POP <= 200000):
    return 5
  elif (POP > 200001 and POP <= 500000):
    return 6
  elif (POP > 500001 and POP <= 1000000):
    return 7
  else:
    return 8

  •  No campo Field Expression, insira o seguinte comando (4):

        reclass( )

  • Pressione o botão Run (5). Todas as operações serão executadas com êxito:

Seus campos foram classificados de acordo com os critérios preestabelecidos. Pressione o botão Alternar Modo de Edição para gravar as modificações:

Que tal explorar outros recursos da calculadora Pycalculator?


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail procdigital@gmail.com

8 Comentários

  1. Olá Jorge. Parabéns pelo site. Não estou conseguindo baixar o plugin. Tem outro caminho, pois no Repositório não aparece o “Simple Field Python Calculator”

    • Olá Paulo! Agradeço o feedback. Se o plugin Simple Field Python Calculator não for listado na pesquisa, será necessário ativar os complementos marcados como experimentais na guia Opções. Veja essa imagem: http://goo.gl/OQamt

      Após marcar essa opção, o plugin vai aparecer na pesquisa.

      Grande abraço, Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA