ArcGIS 10: Trabalhando com OpenStreetMap, Bing Maps e outros Serviços

26

Atualização: O recurso free para adicionar mapa base Bing Maps foi retirado de todos os produtos ESRI [1]. Acesso ao Basemap Bing só estará disponível na versão 10.1.2 do ArcGIS [2]].

Para mais informações, acesse estes links: [1] [2]

 

Trabalhar com mapas online tornou-se um tarefa frequente nos dias de hoje, porém descarregar uma base de mapas online no SIG sem dúvida é uma tarefa muito mais operacional. No mês passado eu publiquei a primeira parte de um tutorial que ensina os passos para descarregar diversos repositórios de mapas no SIG livre Quantum GIS. Hoje chegou a vez de verificar essa tarefa no SIG da ESRI.

Descarregando a Base OpenStreetMap no ArcGIS 10

1 – Abra o ArcGIS 10 e carregue o arquivo shapefile da sua área de interesse:

2 – Clique no menu File – Add Data – Add Basemap

3 – Selecione o serviço OpenStreetMap e clique no botão Add:

 

4 – Os dados serão descarregados no ambiente de trabalho do ArcGIS 10 (aguarde alguns instantes). Caso apareça alguma mensagem sobre modificação da aceleração de hardware do computador, clique no botão SIM:

Os mapas OpenStreetMap agora podem ser descarregados no ArcGIS 10.

Descarregando Imagens de Satélite no ArcGIS 10

O serviço Bing Maps fornece imagens de aerolevantamento/satélite com boa qualidade. Vamos aplicar um zoom com OpenStreetMap para destacar um shopping center no centro da cidade:

Clique novamente no aplicativo Add Basemap e selecione o serviço Bing Maps Aerial.  A partir de agora, a visão do nosso shopping center assumirá a perspectiva de um pássaro:

[Tela Cheia | 1028 x 795 pixels | http://goo.gl/DutqC ]

Exportando Imagens no Formato JPG com Arquivo WorldFile

Para utilizar essa imagem offline, clique no menu File – Export Data:

 

Selecione o formato de saída JPG e amplie a resolução para 300 dpi. Marque a opção Write WorldFile para preservar a posição oficial da foto:

 

Seu arquivo será exportado com sucesso. Esse recurso é bom para criar apresentações rápidas sem apelo comercial. Com um pouco de habilidade no Photoshop/Gimp, você consegue realizar mosaicos incríveis. Abaixo segue um layout rápido que montei no ArcGIS 10 através das imagens Bing:

 

[ Visualização em PDF | http://bit.ly/LLGfmN ]

Um fato curioso: o serviço de mapas do ArcGIS 10 é inferior ao serviço utilizado no Quantum GIS porque o Google ficou de fora! O serviço de mapas através do OpenLayers no Quantum GIS é muito superior (além dos serviços exibidos aqui, você pode utilizar a base do Google Maps no Quantum GIS).

Relembrando: Os proprietários das imagens costumam definir critérios para utilização de imagens e mapas. Verifique a licença no site do desenvolvedor. Para aquisição de áreas extensas, contate um distribuidor de imagens. Recomendo a empresa AMS Kepler.

Gostaram da dica? Compartilhem com seus amigos!


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

26 Comentários

  1. Onde encontro a ferramenta Georeferencing no ArcMap 10.1, para georreferenciar uma imagem (tiff)?
    Há ferramenta que faz a mesma tarefa (ou idêntica com outro nome)?
    Se não existir há como carregar/incluir de algum outro local, website…
    obs.: tenho poucos conhecimentos em arcmap.

  2. Cabo Verde, Rosa Filomena? Eu queria mesmo manter mais contato com pessoas do seu país porque quero desenvolver um trabalho com software livre em CV. Vou te adicionar como minha amiga para que eu possa te ajudar com o ArcGIS e você me ajuda a conhecer o país de vocês. Um grande abraço!

  3. O meu arcgis 10.2.2 não abre a opção de incluir: [2 – Clique no menu File – Add Data – Add Basemap]
    Ele acusa “Ausente” e fica o símbolo circular vermelho com tarja vermelha (tipo placa de proibido).

    Até reparei instalação e mesmo assim permanece o erro.

    Alguém sabe a solução??????????

    Felipe

DEIXE UMA RESPOSTA