WorldMap: Aplicativo OpenSource para Visualização e Publicação de Informação Geográfica

3

Desenvolvido pela Universidade de Harvard, WorldMap é uma ferramenta Opensource para publicação e visualização de dados geoespaciais.

Tutorial

Após criar sua conta, clique no botão Create a Map para iniciar a publicação do seu mapa.

Adicionando uma Base de Mapas

Elas estão em todas! Selecione a Base de Mapa de sua preferência (Google Maps, OpenStreetMap, Bing Maps, etc.):

Adicionando um Shapefile no Mapa

Clique no link Add Layers. Na guia Upload Layer, procure no computador pelo formato SHP. Será necessário indicar posteriormente os formatos DBF, SHX e PRJ. É importante também deficir a codificação dos caracteres. Além do upload individual, você pode zipar esses quatro arquivos. Para preservar o padrão de acentuação do Brasil no Windows, selecione a codificação CP 1252:

 

Permissões para Visualização e Edição do Mapa

Recomendo o ajuste das permissões para visualização dos dados.

Finalmente, concorde com os Termos de Uso e clique no botão Upload. Posteriormente deve surgir para você uma segunda etapa para o upload: a edição dos metadados. Há campos obrigatórios nessa etapa:

Seu mapa será exibido na tela de navegação. O que me chamou atenção no serviço WorldMap foi a interface simples. Em poucos instantes, eu consegui aplicar um Zoom to Layer, editar a simbologia, editar a geometria, aplicar rótulos (labels), editar a cor de plano de fundo, editar a cor do contorno, aplicar máscara para os rótulos e muitas outras coisas.

Resultado Final

Contemple o mapa com os municípios do Estado do Rio de Janeiro:

http://worldmap.harvard.edu/maps/rj_mun/DkW

Essa é uma dica que arrasa quarteirões!


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

3 Comentários

  1. Bom dia a todos. Eu atuo como Geógrafo, Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento e concluíndo Aperfeiçoamento em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Estou com dificuldades para fazer um mapa de área de influência da Avenida Anhanguera, situada em Goiânia-GO no ArcGis, para implantação do VLT. Gostaria de um auxílio dos companheiros. Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA