Quantum GIS: Reposicionamento de Imagens IRS-P6

10

Os usuários de imagens do Brasil receberam com alegria as imagens do satélite IRS-P6, porém a ausência de alguns parâmetros no raster IRS pode ser um desafio para os usuários iniciantes em SIG.

O deslocamento das imagens IRS-P6 ocorre porque essas imagens são distribuídas sem levar em consideração os parâmetros do Falso Norte, Falso Leste e Meridiano Central. Resumindo: as imagens são gratuitas, porém a  responsabilidade pela definição desses parâmetros ficou por conta do utilizador. 

Quantum GIS: Reprojeção de Imagens IRS-P6 em Lote

Foi pensando nisso que o blog Processamento Digital resolveu publicar um tutorial para o SIG livre Quantum GIS contendo dicas para correção dessas imagens. A forma mais prática para solucionar esse problema é a reprojeção de todas as bandas simultaneamente. abaixo temos a primeira parte do tutorial:

Download dos Vídeos

Os vídeos estão no formato AVI. Utilize K-Lite Mega Codecpack se você não tiver o codec apropriado para reprodução de vídeos neste formato:

Download
Quantum GIS: Reprojeção de Imagens IRS-P6 em Lote – Parte 01

Na segunda parte do tutorial, basta seguir os passos do vídeo e o problema de posicionamento do raster IRS-P6 será solucionado com poucos cliques.

Download dos Vídeos

Faça o download da segunda parte do tutorial no formato AVI com excelente qualidade:

Download
Quantum GIS: Reprojeção de Imagens IRS-P6 em Lote – Parte 02


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

10 Comentários

  1. Olá, Jorge.

    Parabéns pelo site, novamente. Sinceramente, fico impressionado com a qualidade das informações que você disponibiliza à comunidade, sendo, sem dúvidas, uma grande referencia nesta área.

    Gostaria de saber se estas imagens já são georreferenciadas, Jorge, ou se tenho que eu mesmo que fazer isso.

    Agradeço.

    Att.

    • Grato, Marcelo. Essas imagens IRS-P6 são georreferenciadas, porém algumas delas apresentam um deslocamento significativo. Use a ferramenta Shift do ArcGIS para corrigir eventuais deslocamentos na imagem. Grande abraço, Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA