ArcGIS 10: Layout de Impressão – parte 02

4

Segunda parte da série de tutoriais do ArcGIS 10 que aborda os principais elementos para montar um layout de mapas. Eu tenho alguns bons tutoriais do ArcGIS 10 e de outros programas que gostaria de publicar no blog neste momento, porém eu tenho esse compromisso de trazer para o domínio público a série sobre layout de mapas no SIG.

No tópico anterior, nós tratamos da metodologia para a seleção do papel e suas derivações. Uma Carta Imagem geralmente utiliza formatos de papel A1 e A0, portanto, é preciso conter no computador uma impressora que tenha suporte para estes formatos. Não são todas as instituições que dispõem de uma impressora do tipo Plotter para gerar seus mapas da mídia digital para o papel, pois este equipamento requer um alto investimento. Assim, a grande maioria dos trabalhos acaba por ser executada em gráficas externas. O fato de não dispor de uma Plotter no escritório não impede um operador de preparar documentos para serem impressos posteriormente.

Acessando o Modo layout no ArcMap 10

ArcMap 10 é o componente da suíte de aplicativos do ArcGIS 10 onde os mapas são construídos. Para acessar o Modo Layout do ArcMap 10, você deve alternar entre os modos Data View e Layout View clicando sobre os ícones correspondentes. 

O modo Data View é a visualização padrão do ArcMap 10 e pode ser acessado através do ícone destacado na imagem abaixo:

O modo Layout View é a visualização do trabalho numa folha,  possui características distintas do Data View e pode ser acessado através do ícone em destaque:

Antes de iniciarmos a montagem dos elementos, é necessário definir o tamanho do papel. Para criação de Carta Imagem, decidimos optar pelo formato A1. No Modo Layout, acesse as propriedades de impressão através do menu File – Page and Print Setup:

As opções de impressão contém itens que estão presentes em outros softwares (Ex.: Orientação = Retrato (Portrait). Geralmente, o tamanho do papel está associado à impressora instalada no computador. Equipamentos básicos para escritório não possuem suporte para os formatos A1 e A0, por isso, estes formatos de papel não podem ser identificados na lista:

Aparentemente temos um problema, pois para montar um layout de impressão de grande capacidade,  precisamos uma impressora Plotter. Além disso, se você adicionar elementos no layout sem antes definir o tamanho do papel, você poderá comprometer todo o seu trabalho num eventual ajuste de folha.

A solução simples seria a instalação de um driver de impressora Plotter. Este recurso funciona mesmo se o esquipamento estiver desconectado do PC. Em outras palavras, não é necessário possuir o hardware da impressora, basta ter o software.

Cancele a janela Page and Print Setup e encerre o ArcMap 10 porque vamos instalar um driver (dispositivo) de impressão em seguida.

Download do Driver de Impressora HP

 O driver escolhido será o da impressora Plotter HP Designjet 4000 ps . Acesse o site abaixo e selecione o driver da impressora de acordo com o seu sistema operacional (há drives para Windows XP, Vista e Seven). A instalação aqui é para Windows Seven 64 Bits, portanto, o arquivo que vou utilizar chama-se hpdj4000ps-v7-64.exe:

ftp://ftp.vub.ac.be/pub/info_pc/printer/drivers/

O formato do arquivo baixado para o computador é um auto-extrator. Faça o seguinte:

1 – Crie uma pasta plotter na raiz da unidade de disco principal.

2 – Execute o auto-extrator. No campo Unzip To Folder (Descompactar para a Pasta), aponte para o local onde a pasta plotter criada e clique no botão Unzip (Descompactar):

Uma pasta contendo vários arquivos de instalação será adicionada no local C:\Plotter.

Instalação de um Driver de Impressora Plotter

 No Menu Iniciar, procure pela opção Dispositivos e Impressoras se você utiliza o Windows Seven. No Windows XP,  essa opção chama-se Impressoras e Aparelhos de Fax. Este ícone das impressoras também pode ser acessado via Painel de Controle:

Clique na opção Adicionar uma Impressora:

Clique na opção Adicionar uma Impressora Local:

A impressora HP que vamos instalar é do tipo Postscript, que permite impressão em arquivo. Selecione a porta FILE para imprimir em arquivo e clique no botão Avançar:

O próximo passo consiste em selecionar o driver do dispositivo. Clique no botão Com Disco:

Na opção Procurar,  aponte para o local em que o driver foi descompactado e procure pelo arquivo que contém informações do driver. Em seguida, clique o botão OK:

Os drivers serão exibidos na lista. Selecione o primeiro dispositivo e clique no botão Avançar:

Clique na primeira opção para desmarcar o compartilhamento da impressora e aguarde a instalação. Pressione o botão Avançar

Finalmente, desmarque a opção Definir esta Impressora com Padrão e clique no botão Concluir:

Agora temos a nossa Plotter para impressão em arquivo e podemos selecionar o formato A1 ISO sem restrições. Execute o ArcMap 10, acesse o Modo layout e selecione a impressora HP Designjet 4000 ps:

 

 Fim do tutorial. Divulgue a série sobre Layout de Impressão no ArcGIS 10 para seus amigos.

Próximo post: Modo Layout, Trabalhando com Dataframes.


Envie suas sugestões e dicas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

4 Comentários

  1. Jorge Santos,

    Sempre que posso dou uma olhada no seu blog e sempre gosto bastante, mas essa é a primeira vez que comento pois creio que minha dica irá ajudar.

    Para trabalhar com o layout no tamanho que você deseja sem necessariamente ter que ter uma impressoa compatível, não é necessário instalar um driver qualquer, basta você desmarcar a opção “Use printer paper setup”, assim você fica livre para trabalhar com qualquer tipo e tamanho de papel até mesmo tamanhos customizados.

    Isso claro se você deseja exportar para pdf,jpg, bmp… enfim, exportar para visualizar depois ou em outro lugar, caso você queira imprimir direto do ArcGIS ai você tem que utilizar o “Printer and paper setup”, pois nesse caso ele irá utilizar os formatos permitidos pela sua impressora.

    Grande abraço,

    Rodrigo Peixoto
    Geógrafo – UFF
    Consultor GIS na Accenture do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA