
Hoje você vai aprender os procedimentos para conversão dos rótulos (labels) do shapefile para o formato Annotation do CAD.
Para realizar essa conversão, é necessário utilizar o formato Geodatabase.
Preparando os Dados
Um amigo que utiliza o AutoCAD solicitou a digitalização de uma carta topográfica na escala 1:10.000. Como se tratava de um informação um pouco antiga, o desenho do terreno não possuía nenhuma malha de coordenadas, então tomei a iniciativa de adicionar uma através da ferramenta Fishnet do ArcToolBox (Data Management Tools – Feature Class – Create Fishnet):
O plano era bom, mas malha não estava completa porque faltavam as coordenadas. Para criar coordenadas, primeiro tive que converter a grade de linha para pontos (Data Management Tools – Features – Feature Vertices to Points), depois adicionei as coordenadas na tabela dos pontos através da função AD XY Coordinates (Data Management Tools – Features – Add XY Coordinates).
Para inserir a malha de coordenadas, estou considerando apenas a parte inteira de cada coordenada. Como a função ADD XY Coordinates cria valores após a vírgula, usei algumas técnicas com a Calculadora de Campo para converter números inteiros para string (texto) e selecionar todos os caracteres à esquerda da vírgula. Minha tabela de atributos ficou assim:
Exibição de Vários Rótulos
Clique com o botão direito sobre a camada de pontos e acesse suas propriedades. Procure pela guia Labels e marque a opção Label features in this Layer.
Clique no botão Expression e digite a seguinte expressão:
[CAMPO] & vbCrLf& [CAMPO]
Substitua [CAMPO] pelas colunas XY que serão exibidas. No botão Help dessa janela há outros exemplos. Clique em Verify para visualizar o resultado:
As duas coordenadas serão exibidas no mapa:
Faça uma cópia da sua expressão e guarde-a num local seguro.
Conversão de Label para Annotation
Geodatabase: Criação de um File Geodatabase
1 – Abra o ArcCatalog e acesse seu local de trabalho. Clique com o botão direito no interior da pasta e acesse a opção New – File Geodatabase.
Geodatabase: Criação de um Feature Dataset
2 – Digite um nome para o arquivo File Geodatabase. Em seguida, clique com o botão direito sobre o arquivo geodatabase criado e acesse a opção New -Feature Dataset.
Nas telas seguintes, é necessário atribuir um nome para o Feature Dataset e a Projeção/Datum Horizontal. Use a projeção dos arquivos shapefile que serão importados para o Geodatabase. Ignore a definição de Datum Vertical clicando em Next e deixa as opções seguintes como default. Clique no botão Finish.
Geodatabase: Importação de uma Classe de Feição
3 – Clique com o botão direito sobre o Feature Dataset criado e selecione a opção Import – Feature Class (Single). Em nosso exemplo, temos três camadas para serem importadas: um ponto, uma linha representando a grade de coordenadas e outra contendo as curvas de nível. Aponte para a primeira camada e localize o arquivo Geodatabase criado anteriormente. O Feature Dataset está dentro dele.
Finalmente, digite um nome para a nova classe de feição. O arquivo será criado:
Repita o procedimento para todos os arquivos shapefile do seu projeto. Todos os arquivos serão transformados para Classe de Feição (Feature Class), nome pelo qual as geometrias de ponto, linha ou polígono são conhecidas quando fazem parte do arquivo Geodatabase.
Geodatabase: Escala de Trabalho
4 – Remova todos os objetos da visualização do ArcMap. Com o ArcCatalog aberto, clique sobre o Feature Dataset e arraste-o para o SIG. As feições importadas para o Feature Dataset vão sendo adicionadas ao projeto, por isso esse passo é importante para que possamos saber quais feições de fato fazem parte do nosso projeto.
Restaure os labels com expressão se for o seu caso. Chegou a hora de definir sua escala de trabalho. Estou trabalhando numa escala grande, 1:10.000. Esse passo é importante para renderização do Annotation.
Identifique a camada cujos labels serão transformados em Annotations. Estou convertendo coordenadas, mas você pode selecionar qualquer rótulo, como por exemplo, nome dos rios. Clique sobre a classe de feição que está exibindo os rótulos e selecione a opção Convert Labels to Annotation:
A escala de trabalho definida anteriormente será visualizada aqui (1). Desabilite a opção Feature linked (2). No campo Annotation Feature Class, aponte para o Feature Dataset do seu projeto (3) e clique no botão Convert (4):
O arquivo convertido será armazenado no Feature Dataset:
Geodatabase: Exportação para CAD
Clique com o botão direito sobre o arquivo Geodatabase e selecione a opção Export to CAD:
Adicione todas as feições e selecione a versão do CAD compatível com instalações anteriores.
Resultado Final: AutoCAD
Fim do tutorial. Use essa dica para converter o label dos rios, nome de rodovias e outros elementos para Annotation.
Ótimo tutorial Jorge. Me ajudou muito!
Valeu
Boa tarde! Você faz projetos por encomenda? Obrigado.
Salvou minha vida hehehe há anos exporto em dwg sem label por não saber esse pulo do gato de exportar a annotation! Obrigada!
Olá Jorge, eu consigo exportar para dwg com uma simbologia de minha escolha? No arcgis posso configurar minha simbologia e salvá-la no formato lyr. Daria para fazer isso também, para manter a mesma simbologia, quando exporto para dwg?
Abraço,
Hum, não tenho conhecimento sobre como funciona a simbologia no Autocad, por isso não sei como se dá essa exportação do SIG para o CAD.
Posso verificar se existe alguma coisa em inglês sobre essa problemática.
Abraço, Jorge Santos
MEU CARO, AS IMAGENS ESTÃO QUEBRADAS
Realmente. Isso ocorre por causa do Dropbox.
Assim que puder eu arrumo as imagens.
…valeu pela explanação! Abraço!
Só tenho a agradecer pela explanação. Me ajudou muito!
Espero todo o sucesso para você, Jorge!
Muito bom este tutorial!!!
Muito bom o tutorial.
Sucesso e muitos tutoriais pra galera!
agradeci muito e sucesso jorge
Jorge,
no passo “Geodatabase: Exportação para CAD”, quando clico com o botão direito do mouse, não aparece a opção “Export to CAD”… estou utilizando a versão 10.3.1. Saberia me dizer o que pode estar ocorrendo?
OOOOBRIGADAAA!!!