Quantum GIS 1.8: Criação de Shapefile de Pontos a partir de uma Localização XY

39

Tutorial no formato de perguntas e respostas

1 – Quero converter minhas coordenadas para pontos no Quantum GIS, como devo proceder?

Resposta: o primeiro passo consistem em identificar o formato das coordenadas. Os formatos mais utilizados são:

  • Graus, Minutos e Segundos | 44º 21′ 20.15” W , 22º 59′ 7.41”  S
  • Graus Decimais | -44,355597 , -22,985392
  • Planas | 749549,731 E , 9435369,888 N

As duas primeiras opções da lista são formatos do Sistema de Coordenadas Geográficas (Geodésicas) e sua unidade é o grau. A última faz parte do Sistema de Coordenadas Planas UTM (Universal Transversa of Mercator), o mais utilizado no Brasil. Sua unidade é o metro.

2 – Minhas coordenadas estão em Graus, Minutos e Segundos. O que faço agora?

Resposta: Faça a conversão de Graus, Minutos e Segundos para Graus Decimais.

3 – Okay, tenho as coordenadas em Graus Decimais. Qual é o próximo passo?

Resposta: Salve o documento como CSV (separado por vírgulas). O Excel informa que o documento pode conter dados incompatíveis com o formato CSV. Clique em SIM. Feche o documento. O Excel sugere que as alterações no CSV sejam salvas. Clique no botão Não Salvar.

Formato CSV

Abra o Quantum GIS e execute a ferramenta Texto Delimitado. Se o complemento não estiver visível na barra de ferramentas, você precisa habilitá-lo no menu Complementos – Gerenciar Complementos.

Plugin Texto Delimitado

Na janela Texto Delimitado, clique no botão Procurar e selecione o arquivo CSV. Em Delimitadores Selecionados, marque a opção Ponto e Vírgula. Em seguida, selecione as colunas XY da sua planilha que contém as coordenadas em Graus Decimais e clique no botão OK:

Texto Delimitado

Selecione um Sistema de Coordenadas Geográficas. Os mais utilizados são SIRGAS 2000, WGS 1984 e SAD 1969:

Selecione o Sistema de Coordenadas Geográficas da Camada

Os pontos serão distribuídos espacialmente no projeto. Este é um arquivo temporário, portanto, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo e selecione a opção Salvar Como. Escolha o formato ESRI Shapefile. A partir de agora, suas coordenadas serão transformadas em shapefile de pontos.

Postos distribuídos no Mapa

[Tela Cheia | 1372 x 734 pixels |  http://goo.gl/uGkMp ]

4 – Tenho coordenadas em UTM e desejo transformá-la em pontos. É o mesmo processo?

Resposta: Basicamente sim, sendo que trabalhar no Sistema de Coordenadas Planas demanda mais referências da sua área. Além das coordenadas, é preciso conhecer e informar a Projeção, o Datum e o Fuso da localidade. Por exemplo, considere que um pessoa está tentando espacializar coordenadas de uma localidade no Piauí. Na imagem abaixo temos um shapefile do estado carregado no Quantum GIS.

A projeção escolhida será a projeção mais utilizada no Brasil: UTM. O Datum é o Modelo Matémático da Terra e sua escolha fica por conta do usuário. O Padrão é SIRGAS 2000. O Fuso ou Zona pode variar de acordo com a localidade. Há situações em que uma determinada localidade pode ser coberta por mais de um fuso. No nosso exemplo, os pontos estão distribuídos em diferentes locais de Teresina, capital do Piauí, que corresponde ao Fuso 23 Sul de acordo com a nossa Grade de Fusos no formato shapefile:

Grade de Coordenadas. Teresina está situada no fuso 23 do hemisfério Sul

[Tela Cheia | 894 x 642 pixels |  http://goo.gl/sbf3C ]

De acordo com as informações acima, as coordenadas serão espacializadas na projeção SIRGAS 2000 UTM Zone 23 S. Abaixo temos uma planilha com Coordenadas Planas UTM:

Planilha com Coordenadas UTM

Converta a planilha XLS para CSV e execute o complemento Texto Delimitado. Selecione o delimitador ponto e vírgula e aponte para os dois campos que contém as coordenadas XY na planilha:

Coordenadas Planas no Texto Delimitado

Selecione a Projeção/Datum do seu projeto:

Seleção da Projeção UTM + Datum

Os pontos serão distribuídos espacialmente no seu mapa. Aproveite a oportunidade e exporte esses arquivos temporários para o formato shapefile através da opção Salvar como.

Pontos em UTM distribuídos no Mapa

[Tela Cheia | 864 x 642 pixels |  http://goo.gl/hLixb ]

Quando você possui informações da sua região de interesse, o procedimento para gerar shape de pontos a partir de coordenadas geográficas ou planas é idêntico.

Bom trabalho!


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

39 Comentários

  1. Bom dia,

    Instalei ontem o Qgis e estou dando os primeiros passos, ótimo tutorial!!!
    Talvez possa me ajudar nesta questão, tenho um shape e necessito das coordenadas de cada vértice, tem como mostrar as coordenadas de cada ponto ou criar uma tabela no Qgis?
    Desde ja agradeço a sua atenção.

  2. Olá!
    Boa tarde!

    Estou com uma dúvida gostaria de saber se existe a possibilidade de converter as coordenadas de graus decimais para UTM pelo Qgis, pois tenho um mapa arquivo .shp que está em graus decimais e preciso trabalhar no Qgis em UTM. Não sei como fazer essa conversão.
    Desde já muito obrigada pela atenção!!!!

    • Olá Rosilaine, como vai?

      Sua pergunta contém a resposta: você já tem o shapefile no Sistema de Coordenadas Geográficas. O que você precisa fazer é reprojetar esse shapefile para o Sistema de Coordenadas Planas UTM e definir o Datum e o Fuso da região.

      Os Modelos da Terra mais utilizados no Brasil são SAD 1969, WGS 1984, SIRGAS 2000 e Córrego Alegre.

      Para trocar a projeção de um arquivo shapefile no QGIS 1.8, clique no menu

      Vetor – Gerenciar Dados – Definir Projeção Atual

      Nesta janela basta informar um Sistema de Coordenadas UTM, Pré-Definido.

      Abraço, Jorge Santos

  3. Bom dia, gostaria de saber como criar uma mapa de produtividade da minha área com dados de tabela, seria basicamente esse passo acima mais ainda queria ver as produtividades da minha área delimitado por cores para saber em qual local produziu mais e em que local se produziu menos.. Ok ???
    Muito obrigado e fico no aguardo…

  4. Bom dia,

    Possuo as coordenadas geodésicas em graus minutos e segundos dos limites de uma fazenda e preciso gerar um mapa da área. além de colocar divisões internas nesse mapa, especificando areas de preservação permanente, reserva legal, um plantio de eucalipto que existe na mesma, entre outras coisas.

    Eu consigo fazer esse procedimento no Quantum GIS? se sim, poderia me explicar de que maneira seria isso?

    posso colocar os pontos como foi ensinado no post acima, porém, para gerar o mapa, eu teria que ligar os pontos? ou oque?

    • Olá Frederico, tudo bem?

      Vejamos o seu caso:

      1 – O ponto é um tipo de geometria. Você pode desenhar áreas a partir das coordenadas, pois estas coordenadas geram os pontos. A partir dos pontos, você deve criar outro tipo de geometria, a área (polígono). Dependendo do caso, pode ser realizado automaticamente ou manualmente (ligando-se os pontos). Se você me enviar seus dados, posso montar um tutorial explicando o procedimento e discutir as melhores opções.

      2 – Para especificar áreas de preservação permanente, reserva legal e áreas cultivadas, deve-se observar algumas regras da legislação. Eu tenho um material aqui que pode lhe ajudar nessa tarefa. Abraço.

  5. Boa Tarde! Muito útil o tutorial. Agradeço por postá-lo.
    Estou começando a entender o software, veja se pode me responder a pergunta: Tenho um mapa geográfico de bacias hidrográficas: DATUM Córrego Alegre. Preciso colocar pontos de poços neste mapa. Segui o tutorial e os pontos foram criados, mas não no mapa e em tamanho bem maior que o mapa existente. Agradeço qualquer ajuda! Abraços e Parabéns

  6. Vou reformular a pergunta que fiz acima:
    Eu consigo gerar os pontos com as coordenadas UTM, mas elas aparecem em tamanho diferente do mapa que possuo e não aparecem sobre o mapa, mas distante dele.

    Agradeço qualquer ajuda!

    Abraços

  7. Perfeito, parabéns pelo tutorial.
    Tenho divulgado muito os trabalhos devocês para meus alunos do istituto Técnico Federal do Tocantins.
    Saudações geoambientais
    Prof. Bruno Machado Carneiro

  8. Boas, e como posso fazer o inverso. Ou seja exportar pontos do QGIS para uma folha de excel no formato das coordenados do Google Maps.
    Continuação do bom serviço prestado a comunidade, abraço.

  9. Para fazer o contrário, basta clicar com o botão direito sobre a camada dos pontos e selecionar a opção Salvar Como. No campo Formato, selecione "Valores Separados Por Vírgula", assim você vai exportar o arquivo como CSV e poderá abri-lo no Excel ou mesmo importar para o Google Fusion Tables. Abraço!

  10. Boa tarde,
    Sou novo nestas andanças de QGIS, estive a seguir o seu tutorial sobre a importação de pontos para o QGIS, acontece que após a criação do shapefile e após apagar os ficheiro temporário com os pontos, estes desaparecem do mapa ficando apenas disponiveis da janela das camadas. Como poderei fazer para que apareçam novamente?

  11. Boa tarde!
    eu tenho um shape que tem 4 pontos e preciso adicionar outros 3. Quando abro a tabela de atributos dos pontos e adiciono mais pontos, estes não são atualizados no mapa. Como posso fazê-lo?

    As mesmos é necessáiro fazer correções na coordenada na tabela de atributos porém estas não são efetivadas.

    Sandro Marques

  12. Quais são as colunas que devem ter no csv, e como são preenchidas? Pois eu usei assim: ID,X,Y e abaixo ficava o id da coordenada e as coordenadas em graus decimais seguidos delimitados por virgula…ex.: primeira linha ID,X,Y e segunda e as demais linhas 1,-38.034181,-9.636744 o problemas é que depois que eu crio o shapefile o sistema SEIA 2.0 responsável pelo CAR da bahia diz que não forma um poligono.

  13. Sou somente um curioso e estou engatinhando, antes trabalhava com o sistema CAD, mais reconheço JORGE seu esforço em contribuir e seu belo trabalho como exemplo com a comunidade GIS, o mundo ganha muito com pessoas do seu quilate cara, isso é a prova que o conhecimento não pode ficar restrito somente a uma cabeça, parabens e que DEUS continue iluminando suas ideias…

    • Agradeço imensamente, Nelson. Entendo que cada pessoa pode contribuir da sua maneira para um mundo melhor. Reconheço trabalhos nobres de pessoas abnegadas como os Médicos Sem Fronteiras e o pessoal que luta contra o extermínio das baleias. Minha causa é ajudar com o conhecimento Geo que adquiri. Não é tão importante quanto os trabalhos citados, mas faz a diferença na vida das pessoas iniciantes.

      Um forte abraço, Jorge Santos

DEIXE UMA RESPOSTA