ERDAS 2013: Trabalhando com OpenStreetMap e Bing Maps

0

ERDAS 2013

O ERDAS 2013 está repleto de novidades. Hoje vamos aprender como utilizar as bases OpenStreetMap e Bing Maps.

Adicionando a Base OpenStreetMap

Tenho alguns remanescentes de vegetação no formato shapefile e quero validar o posicionamento dessas informações.  Estou com os polígonos abertos no ERDAS 2013.

ERDAS 2013 - Vetor carregado na Viewer

Na guia Home, clique na categoria Basemap e selecione a base de mapas OpenStreetMap:

Adicionando a base de mapas OpenStreetMap no ERDAS 2013

Aguarde o carregamento das imagens. As estradas da base OpenStreetMap serão exibidas no mapa:

Base OSM sob os remanescentes de vegetação

Visualização em Tela Cheiahttp://goo.gl/Vas9S

A base OSM deve apresentar serrilhados por causa do posicionamento on-the-fly das camadas. Mude o método de reamostragem dos pixels para suavizar o serrilhado. Na categoria Basemap existe um botão Options. Modifique a reamostragem para Cubic Convolution e o problema será resolvido:

Reamostragem dos Pixels

Adicionando a Base Bing Maps

A cobertura Bing Maps inclui três mapas básicos:  aéreo, estrada e mapas híbridos. O uso gratuito do serviço Bing Maps requer autenticação e o acesso pode ser obtido através de um cadastro simples. Todo usuário que deseja ter acesso às imagens do Bing Maps vai precisar de uma chave obtida diretamente da Microsoft para ter acesso a base de mapas. Para mais informações, consulte o licenciamento do Bing Maps.

Cadastro no site do Bing Maps

Visite este link http://www.bingmapsportal.com/  e faça login com sua conta da Microsoft no campo Sign In. Vou utilizar minha conta do Microsoft Outlook.

Bing Maps Account Center

Há dois tipos de licenciamento: Trial e Basic. Cada conta só pode utilizar duas chaves apenas. A licença Trial permite acessar a base Bing Maps por 90 dias, sendo que a chave não pode ser excluída nem modificada. Vou criar os dois tipos de licença para esta conta:

Criação de Chave de Acesso

No cadastro, informe o nome da aplicação, o tipo de licença e a finalidade da aplicação. Eu cadastrei as aplicações como ERDAS 2013 GIS Web, indiquei as licenças Trial/Basic  para cada uma delas e  informei a finalidade como Educacional e Site Público. Digite o captcha e envie o formulário através do botão Submit. As chaves aparecem na parte de baixo e você ter acesso a elas quando quiser.

Chaves criadas

 Autenticação no ERDAS 2013

 Na guia Home, clique na categoria Basemap e selecione a base de mapas Bing Aerial. Digite a chave na janela de autenticação e clique no botão Test. Em seguida, clique no botão OK:

Janela de Autenticação do Bing Maps

Aguarde o carregamento das imagens de satélite e faça bom uso da sensacional base de mapas Bing Maps.

Bing Maps Aerial no ERDAS 2013

Visualização em Tela Cheiahttp://goo.gl/WAA2Z

Algumas áreas possuem cobertura de imagens em Alta Resolução. Experimente aproximar a visualização coma ferramenta Zoom e novas imagens poderão surgir (Escala 1:10.000):

Zoom para a Escala 1:10.000

Visualização em Tela Cheiahttp://goo.gl/GKOL6

Esta dica também funciona no ArcGIS 10.x, porém a interface Bing Maps foi removida de todos os produtos ESRI. Para carregar imagens de satélite, use a base Imagery. Um janela de autenticação deve surgir na sua tela durante a utilização do SIG. Nos dois tipos de licenciamento, eu pude verificar uma área no nível de Zoom nas imagens acima. Recomendo o uso da licença Basic. A Microsoft deseja ter um controle maior sobre a utilização dos seus dados e devemos reconhecer que neste ponto a empresa tem suas razões comerciais para proceder dessa forma.

Compartilhe este post por ai!


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail contato@processamentodigital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA